segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ser Como Tu (Miguel Almeida)

Nesta obra de Miguel Almeida, o autor conduz-nos pelo fio da vida de Ariadne. No grande labirinto, encontramos opções por caminhos e escolhas feitas as quais não permitem voltar atrás, apenas um encarar dos caminhos futuros.
Estes mesmos caminhos desdobram-se e abrem novas avenidas e não resta ao leitor outro caminho que não seja o de seguir em frente pois a sombra e o assombro do Minotauro está sempre presente na forma dos fantasmas e dos arrependimentos e consequências dos caminhos tomados.
Continuando a metáfora, a viagem ao centro do labirinto não é mais do que uma viagem de introspecção que cada leitor (cada ser humano?) acaba por fazer em algum momento da vida: as causas podem ser diferentes mas o caminho terá de ser sempre e inevitavelmente percorrido.
Esta viagem profunda e sinuosa ao interior de cada um de nós propõe no entanto que cada um encontre o seu caminho através da reflexão profunda: o centro do labirinto está lá para ser alcançado mas só apôs as provações.
Esta obra não se constitui como uma resposta mas sim como uma viagem no qual cada leitor é convidado a encontrar as suas respostas: por vezes o caminho tem de ser indicado, apesar de estar diante dos olhos de cada um de nós.
Apesar de nem sempre ser uma poesia fácil pois confronta o leitor com assuntos, memórias e fantasmas que muitas vezes são recalcados para o âmago mais profundo e recôndito do ser, a realidade é que o processo de descoberta pode ser bastante recompensador. Assim, esta será uma das melhore formas de iniciar esta viagem.





Autor: Miguel Almeida


Editora: Esfera do Caos


Páginas: 152


Género: Poesia

Sem comentários:

Enviar um comentário