domingo, 30 de outubro de 2011

Desculpa, Mas Quero Casar Contigo (Federico Moccia)

Federico Moccia tornou-se um fenómeno da literatura italiana e mundial pela sagacidade das suas obras. De uma forma quase instantânea, estas assumiram uma popularidade social dado à forma como reflectem as preocupações e o sentir da sociedade italiana.
Nesta obra o autor reflecte sobre o tema do amor. O leitor é convidado a continuar a acompanhar as histórias de Niki e Alex, já apresentados em Desculpa, mas vou chamar-te amor. Este casal recém-chegado de umas férias românticas retorna aos grupos de amigos respectivos. O regresso à realidade despoleta toda uma série de reflexões acerca do tema do amor, da amizade e das suas vicissitudes.
Moccia define um elenco de personagens diversas, cada uma com a sua maneira de abordar o tema quer este seja o amor, a amizade ou ambas. E é justamente a variedade destas personagens que é utilizada como ferramenta para o autor expor os mais diversos pensamentos e considerações sobre os temas de uma forma acessível e sem que o leitor sinta qualquer tipo de imposição: os diálogos e as situações surgem de uma forma natural, resultado da própria existência humana e dos relacionamentos estabelecidos.
E é a questão dos relacionamentos que é central a toda a obra, principalmente as questões relacionadas com o casamento. As questões levantadas permitem a reflexão sobre a instituição do casamento e como tal, obrigam simultaneamente a tecer considerações acerca do próprio tecido social. À pergunta, deve o casamento durar para sempre? Podemos imediatamente reflectir acerca da estabilidade do conceito de família.
Não deixa de ser subtil mas presente e relevante a forma como as reflexões sociais são colocadas de uma forma subtil nos interstícios das relações dos personagens.
A escrita fluida e acessível e as referências culturais facilmente identificáveis permitem ao leitor entrar facilmente na teia urdida pelo autor. À medida que o leitor se envolve com as personagens e as suas questões dará por si no mundo das relações humanas e a colocar questões para as quais não há uma única resposta a não ser a dos sentimentos. Esta obra toca no que há no ser humano ao nível mais profundo, o dos sentimentos. Recomenda-se vivamente a quem já leu o primeiro ou a quem tem um interesse profundo no ser humano.




Autor: Federico Moccia


Editora: Contraponto


Páginas: 584


Género: Romance

4 comentários:

  1. Interessantíssimo. Não conhecia...
    e repare-se como os títulos podem ser meio caminho andado para o sucesso.

    ResponderEliminar
  2. São, de facto, títulos apelativos.
    Espero que goste da leitura!

    ResponderEliminar
  3. Olá. Não li ainda este livro, nem nenhum do autor. O ultimo romance de um autor italiano que li foi "O dia que faltava" do Fabio Volo.

    A literatura italiana infelizmente não está muito expandido e traduzida em Portugal.

    BOAS LEITURAS

    ResponderEliminar
  4. Acho que há, apesar de tudo, alguns autores italianos de qualidade traduzidos por cá.
    Andrea Camilleri, Luigi Pirandello ou Umberto Eco, por exemplo.

    ResponderEliminar