sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Destaques Bizâncio

Aqui fica a lista dos títulos que a Bizâncio lançou (ou ainda vai lançar) durante este mês.

iiiiiii

Uma Tampa para cada Tacho - Conflitos Genéticos e Evolução (Francisco Dionísio)
Os conflitos genéticos explicam muitos factos banais do nosso dia-a-dia. Por exemplo, porque é que há sensivelmente tantos homens como mulheres? Será somente devido ao modo como os cromossomas sexuais X e Y se combinam? E o que dizer de outras espécies com diferentes modos de definir o sexo? Porque é que, frequentemente, também nestas espécies, a proporção de machos é semelhante à de fêmeas, e em particular durante o período fértil dos indivíduos dessas espécies? Outros factos também comuns na nossa vida requerem uma explicação. Por exemplo, porque é que, na nossa espécie, assistimos a tantos problemas durante a gravidez e nos partos? E, já agora, porque é que a poluição pode salvar a vida de bebés? Este livro aborda estes e outros temas que têm em comum o estabelecimento ou a resolução de conflitos ao nível dos genes.

7 Ideias Filosóficas que toda a gente Deveria Conhecer
(Desidério Murcho)
«Penso, logo existo», «Só sei que nada sei»: estas são algumas das ideias filosóficas de que todos ouvimos falar, mas cujo significado e importância muitas vezes desconhecemos. Numa linguagem clara e directa, este livro esclarece o significado destas e de outras ideias filosóficas que mudaram a história do pensamento europeu. Integrando informação histórica e explicações pormenorizadas, eis um livro de filosofia que se lê como um romance e nos ajuda a reflectir em algumas das mais importantes ideias da Filosofia.


iiiiiii

Pátria Utópica - O Grupo de Genebra Revisitado (António Barreto/Ana Benavente/Eurico Figueiredo/José Medeiros Ferreira/Valentim Alexandre)
«Neste início de século e de milénio, depois de décadas de apagamento da memória histórica, é de difícil inteligência pelo comum dos mortais o mal-estar da juventude portuguesa nos anos 60. A ameaça da mobilização para a guerra colonial pairava como uma ave de mau auspício sobre os destinos individuais.»

in Prefácio, de Amadeu Lopes Sabino

Para os autores deste livro a solução foi partir. António Barreto, por estar farto de viver aqui; Ana Benavente que se casara aos 18 anos, porque não queria que o marido fosse mobilizado para a guerra colonial; Eurico Figueiredo sabia que partir do Portugal salazarista estava «marcado nos astros» e era essencial para fugir à inevitável prisão; José Medeiros Ferreira, prestes a ser mobilizado, num dos processos mais «dramáticos e até dilemáticos» da sua vida; e, Valentim Alexandre porque crescentemente considerava estar do lado errado no conflito guineense. Fizeram de Genebra a sua Pátria, mas regressaram a Portugal depois do 25 de Abril e «deram à pátria de origem o que a pátria adotiva lhes emprestara: alguma ciência, a vontade de reformar não só a política mas também a sociedade, algumas esperanças, muitas desilusões[…]»

Coisas Boas que não são pecado nem são proibidas e que não engordam (João Viegas)
Como cozinhar refeições saudáveis e saborosas e no final conseguir perder peso!

Todos nós temos a tentação de associar cozinha saudável a dietas e a comida sensaborona… Quando pensamos em perder peso, por motivos de saúde ou de estética, imaginamos à nossa frente um futuro insonso de peixe grelhado e de saladas. E afinal a realidade pode ser completamente diferente desse cenário tão pessimista. Com este livro, despretensioso e de fácil leitura, pretendemos transmitir conhecimentos básicos que poderão transformar a sua alimentação diária numa fonte de prazer, de saúde, de sabor… e de baixas calorias! Para além das dezenas de receitas apresentadas, juntamos tabelas de calorias, dicas importantes que poderão fazer toda a diferença e uma selecção de produtos que deverá passar a estar sempre presente na sua alimentação do dia-a-dia. Não se esqueça do lema: Mais Sabor, mais Saúde …menos Peso!!!


iiiiiii

Natureza Íntima (João Cosme)
As maravilhas naturais de Portugal, ao longo das estações do ano, estão bem patentes nas fotografias de João Cosme nesta Natureza Íntima, selvagem, ímpar, que urge preservar. João Cosme, fotógrafo da natureza e da vida selvagem, amplamente premiado em concursos internacionais, apresenta neste livro imagens únicas da biodiversidade de Portugal. Um património de riqueza incalculável que podemos desfrutar e cuja conservação é obrigação de todos.

Cavalos Selvagens Ibéricos (Paulo Caetano)
Cavalos selvagens em territórios tão civilizados, modernos e alcatroados da Península Ibérica? Sim. Em pastos que são deles há milhares de anos, que foram partilhados com as tribos primitivas, de cujas lanças e emboscadas fugiam. Ainda hoje sobrevivem nos habitat mais inóspitos e agrestes, longe das objectivas dos turistas. Cavalo Galego do Monte, Sorraia, Méren, Garrano, Pottoka e Marismeños; eis o elenco de protagonistas deste livro, os seres selvagens da nossa península que o convidamos a admirar.

Sem comentários:

Enviar um comentário