sábado, 22 de outubro de 2011

Destaques Esfera dos Livros

Aqui fica a lista dos títulos que a Esfera dos Livros lançou (ou ainda vai lançar) durante o mês de Outubro.


Reis no Exílio. Portugal Refúgio Real (Charles Philippe d'Orléans)

A Europa era devastada por uma guerra cruel e mortífera, Portugal, país neutral, torna-se num destino apetecível para milhares de refugiados que procuram fugir dos horrores da ameaça nazi. Entre estes estão príncipes, reis sem coroa e membros das grandes monarquias europeias que encontram em Portugal um refúgio real. Em 1940, Wallis Simpson e o duque de Windsor e o rei Carol da Roménia que acabava de ser deposto, chegam a Portugal. Seis anos depois é a vez da família real espanhol se instalar no Estoril. Segue-se o rei Humberto e a rainha Maria José de Itália e a família real francesa. Cascais, Estoril e Sintra, o chamado Triângulo Dourado, locais que recebem estes visitantes de luxo. O bar do Hotel Palácio serve o conde de Barcelona e o conde de Paris, as águas do Guincho acolhem as proezas dos jovens príncipes espanhóis e franceses, o restaurante «O Pescador» é o eleito da condessa de Barcelona que adora os «santiaguinhos», o São Carlos acolhe o rei Humberto ávido de divertimento.

O autor Charles PhillipPe d’Orleans, duque de Anjou, não viveu estes tempos, mas têm-nos bem presentes na memória graças às histórias que a sua avô, a condessa de Paris, lhe contava sobre a Quinta do Anjinho, a casa da felicidade, refúgio da família real francesa. Aqui se casaram as infantas espanholas Pilar e Marguerita num ambiente de festa nunca antes visto. Maria Pia elegeu Cascais, a vila onde cresceu, como cenário de um matrimónio que encheu as primeiras páginas dos jornais europeus, foi na Villa Giralda, no Estoril, que morreu, em circunstâncias trágicas, Alfonsito irmão de Juan Carlos, atual rei de Espanha.



Prepara o teu Filho para a Vida (Javier Urra)

Ao longo da vida dos nossos filhos surgirão dificuldades, problemas, crises, confrontos, possíveis traumas que terão de ultrapassar. Como podemos preparar os nossos filhos para a vida? Para ultrapassarem de forma serena, realista e otimista as pequenas ou grandes adversidades do seu dia a dia? O desafio da educação deve ser encarado com alegria e determinação pelos pais e educadores. Com o objetivo de formarmos pessoas equilibradas, capazes de partilhar e cooperar, de se enriquecerem no gosto por aprender, no desenvolvimento da criatividade devemos apetrechá-las com conhecimentos, atitudes, aptidões, competências e valores fundamentais.



Vidas Surpreendentes, Mortes Insólitas da História de Portugal (Ricardo Raimundo)

A Esfera dos Livros publica um livro completamente diferente do que já foi feito. Isto porquê? Porque a protagonista neste livro é a morte. Ou seja a forma mais surreal, inesperada, ou mesmo insólita de morrer. O historiador Ricardo Raimundo pesquisou e investigou as mortes mais incríveis de figuras históricas de Portugal.

Por exemplo: sabia que Miguel Bombarda morreu nas vésperas de cumprir com o seu papel na revolução, às mãos de antigo doente que lhe cravou várias balas no peito. Ou que Almirante Reis decidiu por termo à vida com um disparo de revolver na cabeça?

De referir Luis de Camões e Luísa Todi, dois nomes maiores da nossa cultura. O primeiro e tido como o grande poeta da nossa língua, não teve vida fácil. Criticado por poetas seus contemporâneos, ridicularizado pelos muitos inimigos, levou uma vida infeliz de que a morte, na miséria e na solidão, foi uma consequência. Só após o seu desaparecimento começou a ser valorizado e a ser tido como um génio da arte de versejar.

Luisa Todi, cantora lírica portuguesa de renome internacional nos séculos XXVIII e XIX, actuou em cortes como Madrid, Paris, Veneza, Nápoles, Berlim, Moscovo, deixando extasiada a czarina Catarina II, que a coroou com inúmeras jóias. Todavia, no nosso país era obrigada a obter uma licença especial do rei para poder cantar em público, nunca tendo sido muito reconhecida. Morreu no esquecimento, numa modesta casa no Bairro Alto, pobre e cega.

No livro Vidas Surpreendentes, Mortes Insólitas da História de Portugal ficamos a conhecer aqueles que se destacaram por grandes feitos heróicos, pela obra deixada, pela riqueza da sua vivência mas que na hora de morrer se encontraram perante situações caricatas.

Sem comentários:

Enviar um comentário