Mais uma vez Melissa Mar leva-nos ao Mundo das Fadas para uma terceira aventura. Neste livro, continuamos a acompanhar a história de Aislinn e de Seth após os eventos dos livros anteriores. Após a sua transformação em Rainha do Verão, Aislinn vê-se cada vez mais confrontada com as mudanças de que é vítima e as diferenças para a sua vida antiga dividida entre Seth e Keenan, entre o seu amor e a sua obrigação.
De facto, é neste dilema que situamos este livro e é este mesmo dilema, a escolha entre a obrigação e o dever e o que dita o coração e a luta interna que daí resulta. Podemos quase pensar numa Antígona, contextualizada num mundo de fadas e em que a obrigação é para com um reino com o qual nem sempre Aislinn compreende, concorda e que até há bem pouco tempo era a origem dos seus medos e pesadelos.
Na realidade, é esta complexidade que torna este livro apelativo: seria fácil compará-lo a outros livros com um setting paranormal, no qual um triângulo amoroso entre personagens não é mais do que uma forma de abordar sentimentos conflituosos e presentes nas vivências do dia-a-dia e cuja generalidade tornam fácil a identificação do leitor.
Apesar destes dilemas pueris estarem presentes, este livro vai mais além acrescentando a dimensão do dever, não se esgotando em personagens muitas vezes imaturas. Deste modo, as personagens e o seu mundo assumem uma vida própria, libertas das amarras do banal: quais os limites entre o dever e o desejo podemos ouvir Aislinn a questionar-se? E quais os limites de Seth, em lidar com o sofrimento por oposição ao desejo de se querer estar com a pessoa amada?
É esta complexidade e a (in)congruência interna das personagens que permitem o seu desenvolvimento e que, apesar do cenário de fundo em fantasia, aborda temas bastante reais e humanos. No geral, esta obra é recomendada a todos aqueles que sendo leitores assíduos do género da fantasia paranormal procuram um pouco mais do que aquilo a que temos sido habituados ultimamente.
Autores: Melissa Marr
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 336
Género: Fantasia
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 336
Género: Fantasia
Sem comentários:
Enviar um comentário