terça-feira, 23 de agosto de 2011

Gossip Girl Vol. 2 – Bem Sabem Que Me Adoram (Cecily Von Ziegesar)

Pobre Blair Waldorf! O segundo volume de Gossip Girl é tão trágico que deveria chamar-se a “vingança sobre Blair Waldorf por ser morena, baixa, estudiosa e, ao contrário das amigas, não ser uma cabra completa”.
Neste segundo volume Von Ziegesar volta a transportar-nos para o mundo escandaloso e hipnotizante de Blair e Serena, cheio de pequenos-grandes dramas. Começamos com as personagens da série a candidatarem-se às faculdades da Ivy League, e com Blair não só a preparar-se para o seu aniversário dos 17 anos, mas também para o casamento da mãe que vai ser fotografado para a revista Vogue. Depois temos Serena, que está a ser assediada por Dan, um poeta perturbado dotado de afectos intensos. Mas, apesar de todos estes miúdos serem ricos, é evidente que o dinheiro não pode comprar tudo. Pelo não para Blair Waldorf.
Basicamente, em meras 200 páginas, mais ou menos, assistimos a uma série de reveses na vida de Blair: eis o que acontece por sermos pobres e desafortunados: primeiro, a sua mãe insensível e desatenta anuncia que vai casar com um pervertido muito piroso que conhece há cerca de três meses apenas, segundo, o casamento vai decorrer no dia em que Blair faz 17 anos, terceiro a sua mãe impassível pede à arqui-inimiga de Blair, Serena van der Woodsen para ser a dama-de-honor. Quarto, a mãe e o padrasto lançam o facto de que um meio-irmão daquela adolescente existir e ir morar para a casa de Blair, com o seu cão malcheiroso. Quinto, Blair tenta repetidamente perder a virgindade com o namorado, Nate, sem sucesso. Sexto, Nate trai Blair com uma caloira, sétimo, Nate é demasiadamente covarde) para terminar a relação com ela. Oitavo, Blair rouba um presente de uma loja para Nate numa tentativa de fazê-lo apaixonar-se ainda mais por ela, mas ele nunca abre esse mesmo presente; nono, Blair, de forma espectacular dá cabo da sua entrevista para entrar na universidade de Yale, por causa do stress de todos estes acontecimentos anteriores, e em décimo, e por último, Blair perde a competição de filmes para estudantes.
Por outro lado, temos a ascensão da loira, platinada e alta Serena, o seu namorado Dan, que lhe declara o seu amor vez após vez; e Serena (quem sabe sensatamente) abandona-o, depois Serena imiscui Nate numa viagem pela estrada fora a com ela e o Dan, mesmo apesar de Nate ter prometido a Blair que não mais veria Serena, por ter dormido com ela. Além disso Serena e Nate adormecem juntos de mãos dadas, e este oferece-lhe bebidas, tira-lhe fotografias, acende-lhe os cigarros, faz-lhe todas vontadinhas a cada momento possível. Finalmente, Serena vence o concurso de cinema, com algo que ela própria filmou, passeando por Manhattan, fazendo compras e proferindo todo o tipo de impropérios!
Em suma, ao contrário de todos os outros personagens em Gossip Girl, Blair faz-nos recordar, em cada um de nós de que se não formos loiros, seremos sempre inferiores, e o que for que desejarmos será dado sempre a alguém outro que o é!
Há uma completa ausência de moral no centro do livro, ou seja em vez de ser fastidioso, torna-se interessante na medida em que todos são virtualmente inconsequentes. Há uma espécie de futilidade que parece impelir toda a acção.



Autor: Cecily Von Ziegesar


Editora: Bizâncio


Páginas: 264


Género: Romance

Sem comentários:

Enviar um comentário