terça-feira, 30 de agosto de 2011

D. Dinis - A quem chamaram o Lavrador (Cristina Torrão)

Como na sua obra anterior, Cristina Torrão lança um olhar sobre uma personalidade ímpar da História portuguesa. Se na sua primeira obra a autora começou pelo início e pela personagem controversa e em muito misteriosa de D. Afonso Henriques, neste volume a autora aborda D. Dinis de cognome “o Lavrador”.
Seria fácil para a autora cingir-se ao cognome do rei e abordar toda a questão subjacente ao pinhal de Leiria. No entanto, mais do que um vislumbre à obra do monarca (e esta não se resumiu “apenas” ao plantar do pinhal de Leiria) a autora opta por dar ao leitor uma visão do homem.
De facto, é esta a principal característica deste romance histórico: apesar de ser uma versão romanceada da realidade, a autora oferece ao leitor a sua visão do homem D. Dinis e da sua obra ancorada nas suas características humanas.
Ao longo do livro, apercebemos-nos que o cognome de “Lavrador” se adequado, é-o apenas parcialmente pois peca por defeito. A autora revela-nos as diversas facetas do soberano: o homem apaixonado e artístico, o escolástico responsável pela criação da Universidade de Coimbra e também o guerreiro e através delas o leitor apercebe-se progressivamente da dualidade presente ao longo de todo a história: um ser humano, falível, imperfeito e dotado dos mesmos vícios e virtudes que definem o que é ser-se humano, mas cuja obra, visão e legado, resultantes de uma vontade forte e marcada perduram no tempo e na memória.
Ao humanizar a grandeza da obra, não podemos deixar de acreditar que a autora tenta passar uma mensagem de esperança para estes tempos: não só apelando ao orgulho histórico português, como demonstrando que homens comuns, com falhas e de todo longe de um ideal podem deixar uma obra duradoura, um património de o qual todos se podem orgulhar.





Autores: Cristina Torrão


Editora: Ésquilo


Páginas: 416


Género: Romance Histórico

3 comentários:

  1. Ora aqui está um livro que gostava de ler, até pqum dos meus apelidos é Lavrador :)

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Acho que farás muito bem em lê-lo, por todas as razões além dessa curiosidade.
    :)

    Obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
  3. Terminei em Junho a leitura desta obra e devo manifestar o meu agrado. D. Dinis era já um Rei por quem sentia muita simpatia mas depois de ler este livro fiquei-lhe com uma admiração enorme. A dimensão humana foi um toque de mestre por parte da autora e este romance histórico é uma bela obra.

    ResponderEliminar