sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Beastly (Alex Flinn)

Esta é uma reinvenção moderna do clássico A Bela e o Monstro, na forma de uma história que tem de tudo – romance, frustração, realismo, humor e acção.
Assim sendo temos a narrativa de um homem desapiedado, cujo exterior sofre uma alteração profunda. Kyle é perfeito, rico e bem-apessoado que acha que aqueles que são feios, ou têm uma aparência banal estão abaixo de qualquer consideração, e se transforma no sombrio e solitário Adrian que busca a pela nas rosas de modo a esquecer a sua aparência hedionda.
A hístória é relatada pelo seu ponto de vista, o leitor observa o seu isolamento e dor, e como isto vai sarando, pouco a pouco, a alma de Kyle, levando-o procurar beleza interior e a criar Adrian – alguém que diferencia entre frivolidade e amabilidade sincera. Por exemplo, Kyle nunca viu Lindy como alguém belo, porém para Adrian, ela é como uma das suas rosas – pura, gentil e com a beleza a brotar do interior para fora.
Assim o fútil mulherengo vai aprendendo, pela primeira vez, sobre o que o amor realmente é, e a sacrificar-se – permitindo que aquela que é mais preciosa para ele possa partir e escolher o seu próprio destino, mesmo que isso implique que ele jamais possa regressar à sua forma humana. Mas, tal como um amigo lhe diz, há mais humanidade na sua forma animalesca do que na maioria de nós.
Apesar de não senr original, somos facilmente encantados por este formato de amor e transformação clássica quando afectam um tipo mimado e fútil de Nova Iorque. Encontramos nesta história muitos dos nossos pecados modernos, mas de igual modo obtemos um vislumbre mais profundo das almas daqueles que tudo têm e dos outros que todos os dias se têm de digladiar com as agruras da vida em cada dia mas mantêm uma beleza interior. Beastly é capaz de nos ensinar muito sobre a sociedade num tempo de tabus caídos e perda de valores, mas é também um ensinamento sobre afabilidade e as feras que se escondem nas nossas almas.




Autor: Alex Flinn


Editora: Caracter Editora


Páginas: 304


Género: Fantasia

Sem comentários:

Enviar um comentário