segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Carnaval em Veneza (Michelle Lovric)

Um interessante romance em que a narração começa como uma rapariga muito jovem que é seduzida pelo próprio Casanova em Veneza. O livro faz-nos percorrer a sua vida como artista, e mistura história com ficção de uma forma perfeita, que é ao mesmo tempo credível e real.
Toda a imagética é maravilhosa e faz-nos sentir como se fizéssemos parte da acção, assistindo de forma privilegiada ao desenvolvimento dos acontecimentos.
Como uma jovem de treze anos, a viver em Veneza, em 1872, Cecília Cornaro é seduzida pelo famoso (ou infame) Casanova, e torna-se a sua amante de sempre. A sua relação perdura até à morte deste. Vinte e cinco anos mais tarde, Cecília é uma artista reputada e respeitada que vive na Albânia, quando conhece o jovem e arrogante poeta, Lord Byron, e os dois encetam uma turbulenta relação. À medida que Cecília vai progredindo vida fora, as memórias das duas relações parecem ter um efeito duradoiro e indelével nela.
A primeira parte do livro centra-se na relação de Cecília com Casanova. Aqui o famoso sedutor é-nos mostrado sob uma luz favorável de alguém endiabrado mas bem longe de ser uma pessoa propriamente maldosa que apenas procura ludibriar os outros, é capaz de sentir amor verdadeiro e compaixão.
A segunda parte foca-se na relação – se assim lhe podemos chamar – de Cecília com Lord Byron. Byron aparece-nos como alguém verdadeiramente desagradável, arrogante, infantil e constantemente à procura da mais recente perversão, que não se importa muito quais as consequências que as suas acções possam ter sobre os outros, ou sequer magoá-los. Assim, o livro foca-se sobre a forma como ambas as relações afectam Cecília, e a fazem conhecer e examinar a sua vida.
Os personagens são bem traçados, e ficamos com a sensação que a própria Cecília é alguém por quem podemos facilmente sentir empatia. O livro é essencialmente contado a partir do seu próprio ponto de vista (sendo ocasionalmente narrado pelo gato de Casanova, e um gondoleiro de Veneza), e neste caso a narração na primeira pessoa resulta muito bem, já que as acções da Cecília seriam difíceis de perceber e compreender caso fossem descritas na terceira pessoa.
Parece-nos óbvio que a autora empreendeu uma exaustiva pesquisa sobre as vidas de Casanova e Byron, e muitos acontecimentos reais, históricos, factuais foram incorporados no livro (ainda que Cecília e a sua família sejam personagens ficcionais). É um daqueles livros que no final, além de tudo o que ganhamos com o enredo, de todas as formas que ele nos pode tocar, sentimos também que aprendemos algo sobre aquele mundo, o que é sempre uma mais-valia.




Autor: Michelle Lovric


Editora: Chá das Cinco


Páginas: 496


Género: Romance Histórico

2 comentários:

  1. Ainda hoje li um comentário sobre o livro "Aventuras em Veneza" de Giacomo Casanova, e agora este ...

    ResponderEliminar
  2. conseguiste ler isto??? uiii. eu ano passei dos primeiros capitulos =s

    ResponderEliminar