quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Papisa Joana (Lawrence Durrell)

Nesta obra, Lawrence Durell, numa adaptação do romance de Emmanuel Roydis, aborda um dos textos que mais controvérsia criou aquando do seu lançamento nos finais do séc. XIX.
Publicado pela Guerra e Paz, o autor revela-nos a figura misteriosa e simultaneamente controversa da Papisa Joana, desde as suas viagens pela Europa disfarçada de monge à sua ascenção ao lugar mais poderoso do mundo como Papa João VIII acabando, finalmente, na sua morte súbtita e misteriosa.
No decorrer da obra é apresentada ao leitor uma visão da Europa onde a misoginia impera e o lugar da mulher não tem nem visibilidade nem importância. De facto, uma das grandes controvérsias geradas por este livro prende-se justamente com o papel feminino e o seu subjugação à cultura, religião e tradições ao longo de toda a história europeia.
Ao abordar esta temática, o autor permite a reflexão sobre os valores e da cultura e civilização europeias: mais do que uma história da igreja, Papisa Joana apresenta-nos um retrato do papel da mulher na Europa.
A obra não se esgota nesta visão, ou seja, não se limita a fornecer ao leitor uma descrição da culturalidade europeia: a personagem principal mostra-nos que é possível lutar contra o status quo. Joana é uma personagem arguta, culta e eloquente, apaixonada e estudiosa das questões eclesiásticas e capaz de manter discussões públicas com as mentes mais eruditas da época.
Acima de tudo, Joana é uma personagem cuja luta pelo seu amor à erudição e à igreja levam a que tenha de se esconder e apagar a sua própria identidade.
Ela foi uma jovem cujo valor não é tido em conta pelo simples facto de ter nascido num tempo errado e num corpo errado.
Sem abordar directamente a questão, o autor permite ao leitor questionar e equacionar qual ou quais os destinos da cultura Ocidental se a Mulher não tivesse sido culpabilizada e ostracizada pelo Pecado Original.
De facto, podemos traçar alguns paralelos entre esta figura e a de Hipátia, que no Egipto no antigo Império Romano, era professora universitária e que numa adaptação recente é revelada como uma mulher erudita e poderosa e cujas eventuais descobertas e considerações astrológicas conduziram à morte às mãos de uma cultura cristã em ascenção.
Compreendemos agora a controvérsia gerada pelo livro aquando da sua publicação (e a consequente excomunhão de Roydis): tal como Joana escondida pelas vestes de monge, por detrás da história (controversa) de uma jovem cujo sonho era a erudição e paixão ao Divino, encontramos um subtexto que permite a reflexão social e cultural.
Mais do que um simples livro sobre uma figura controversa, a Papisa Joana é um livro sobre a hisória da cultura ocidental que promove a reflexão e é como tal que deve ser abordado.


Autor: Lawrence Durrell


Editora: Guerra & Paz


Páginas: 160


Género: Romance Histórico

2 comentários:

  1. Oi.

    Ganhei este livro num passatempo. Estou desejando de o ler.

    ResponderEliminar
  2. Garanto-te que será tempo bem empregue!
    Obrigada por passares por aqui!

    ResponderEliminar