sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Destaques Bertrand

Aqui fica a lista dos títulos que a Bertrand lançou durante este mês de Agosto.


iiiiiii


Matadouro Cinco (Kurt Vonnegut)
«Escutem: Billy Pilgrim tornou-se volúvel no tempo.» Assim começa uma mistura de criação com factos reais, onde a ficção contemporânea e a ficção científica se unem para dar origem a uma das obras literárias mais influentes do século XX. Deste livro fazem parte a experiência pessoal de Vonnegut na Segunda Guerra Mundial, mas também os habitantes de um planeta extraterrestre chamado Tralfamadore, que mostram ao personagem principal, Billy Pilgrim, o sentido da vida.

Billy Pilgrim (=peregrino) viaja no tempo e no espaço; detém-se em diversos momentos da sua vida, incluindo na sua demorada visita ao planeta Tralfamadore, onde é exibido, juntamente com uma estrela de filmes pornográficos, num jardim zoológico, e na sua experiência na Segunda Guerra Mundial, onde (à semelhança do próprio Vonnegut) é feito prisioneiro de guerra e assiste à destruição de Dresden.

Billy Pilgrim, personagem central desta história, foi inspirado no companheiro de armas de Vonnegut, Edward Crone R. Jr. e tem uma página própria na Wikipedia. A história foi adaptada ao grande ecrã em 1972.



Eu e Tu (Niccolò Ammaniti)
Lorenzo é um miúdo tímido cuja mãe se preocupa por ser tão solitário. Para lhe agradar, diz que tem finalmente um programa com os colegas: uma semana na neve. A mãe fica tão feliz que ele não consegue dizer-lhe a verdade e parte para a semana dos seus sonhos: fecha-se na cave do prédio com os livros de BD, vídeos e Coca-Cola.

Até que aparece Olivia no seu búnquer: cheia de vida, obriga Lorenzo a atravessar a linha da sombra e a aceitar o jogo caótico da vida lá fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário