domingo, 7 de agosto de 2011

A Praia da Memória (Nancy Thayer)

Uma confortável, se bem que previsível, leitura de verão, A Praia de Verão traz ao leitor todos os elementos comuns deste tipo de história – amizade, traição, redenção e um apogeu culminando em romance.
Lexi Laney e Clare Hart cresceram juntas em Nantucket Island, amigas frenéticas que tiram o máximo de prazer nas suas aventuras de praia, em particular as que envolvem uma história assombrada, uma baía escondida a que chamaram de Moon Shell Beach. Quando adolescentes, Clare sempre gostava de fazer de fada do lar, enquanto Lexi sonhava com grandes aventuras. Ambas seguem juntas para a faculdade mas no primeiro Verão em que regressam, Lexi e Clare começam a afastar-se. Clare namora com Jessie e Lexi apercebe-se que já não quer regressar à faculdade, ela encontra um belo homem mais velho que a propõe em casamento e lhe proporcionará a vida com que tanto sonhou, algo irrecusável para si.
Quando os laços entre elas começam a romper devido a fortes desavenças, Lexi abandona a ilha com o seu novo marido, o ricaço Ed Hardy, enquanto Clare fica para trás, submergida na vida da ilha, e decide abrir a sua própria de loja de chocolates, enquanto Lexi viaja pelo mundo fora, mas descobrindo que o amor rapidamente se esgotara e o seu marido a trai com outra mulher.
Uma década mais tarde Lexi regressa à ilha, divorciada e desprovida quer de dinheiro, quer de confortos de qualquer ordem (devido à convenção antenupcial que assinara) e abre uma boutique mesmo ao lado da loja de Clare. Ela especializa-se em artigos únicos, muitos deles caros, e decide chamar à loja “Moon Shell Beach”.
Um novo ressentimento surge já que Clare acha que o nome que Lexi atribuiu à loja é mais uma marca da sua traição, uma vez que escolheu algo que pertencia indissociavelmente às duas.
Estes personagens que encontramos são altamente credíveis, e assemelham-se a alguém que conhecemos ou com quem tenhamos crescido. As suas vidas não estão ausentes de caos mas contêm de igual modo amor e de momentos bem-dispostos. Lexi e Clare tinham sonhos e por vezes esses sonhos tiveram de ser abandonados ou alterados. À medida que aprendem o que define uma verdadeira amizade, também aprendem algo sobre elas próprias. Alguns eventos podem esticar os laços da amizade até aos seus limites e Leni e Clara levam a sua relação de amizade até a um ponto de ruptura e irão descobrir e esta resistirá ou não. Esta credibilidade estende-se aos personagens secundários, seja família, colegas de liceu ou amantes.
A sociedade da estância balnear, dividida em dois estratos, também está bem retratada. Os endinheirados querem grandes casas e lugares onde podem fugir de tudo. Aqueles cujas famílias sempre viveram lá têm de lidar com o aumento dos preços imobiliários, tornando difícil as novas gerações assentarem lá. Com a pressão imobiliária em locais muito exclusivos os habitats de vida selvagem podem ser destruídos, o que leva a conflitos com a população local. De igual forma, lojas que querem atrair os veraneantes vendem produtos que são demasiadamente caros para a economia local. Tudo isto confere uma outra dimensão à história, sem ser declaradamente preconceituosa, nem em tom de sermão.
A autora conduz a história a uma conclusão que nos satisfaz, ainda que esperada, com as duas mulheres a formar um novo elo e a encontrar um novo romance para as suas vidas. É uma leitura absorvente, que fará recordar os leitores daquilo que realmente é importante na vida. Centra-se primeiramente nas amizades destas duas jovens entre si e com os outros, e só depois nos relacionamentos românticos com terceiros, o que neste tipo de literatura não é muito comum. Tendo escolhido Nantucket como cenário dá ao leitor de estar numa ilha soalheira e amena através de descrições ricas de todas as maravilhas naturais que Nantucket tem para oferecer. Uma bela história de amor, amizade e de perdão.




Autor: Nancy Thayer


Editora: Noties Brancas


Páginas: 280


Género: Romance

Sem comentários:

Enviar um comentário