sábado, 20 de agosto de 2011

Paranormalidade (Kiersten White)

Este é um livro que me surpreendeu positivamente, gostei da heroína e das suas relações amorosas, do triângulo amoroso entre Evie, Rech e Lend. Kiersten White escreveu “…um deles conquistou o coração de Evie, e o outro conquistou o meu.”
Depois de ler a sua história, consegui perceber as preferências ultra-femininas de Evie por roupas, e porque razão atribuiu ao seu taser e ao seu punhal alcunhas. Desde os seus oito anos, que ela vivia num mundo subterrâneo, mantida como uma princesa tonta numa torre de marfim, a quem era passada apenas a informação absolutamente necessária e mínima para capturar seres paranormais aleatórios, para a Agência Internacional de Contenção Paranormal. Esta Agência é o seu lar e aproveita-se vergonhosamente do seu dom singular de conseguir ver através de qualquer tipo de glamour mágico. Todos aqueles que são os seus confidentes são adultos. Ela aprendeu tudo o que sabe em casa, educada por uma lobisomem constantemente deprimida, e o liceu era apenas algo que via na televisão. Se fosse Evie, também não correria atrás de todas e quaisquer possibilidades de ir às compras com o meu Guardião, à procura de roupas ultra-femininas, que nos lembram os actores das nossas sérias favoritas? Não tentaria ser um pouco normal, um pouco adolescentes? Ela não tem quaisquer acessórios, ela não tem qualquer vida fora do Centro, por isso ela compensa isso, decorando as suas armas e dando-lhes nomes tontos.
Outra coisa interessante é a abordagem original que o livro faz a vários folclores paranormais (fadas, vampiros, lobisomens, sereias, elementais…) e a sua adaptação e integração com a visão e mundividência que o livro apresenta que é bastante bem conseguida.
Os personagens são únicos e originais, com imensas e adoráveis idiossincrasias. A narradora, Evie, é fantástica quer esteja em missão ou num vestido de riscas zebra e botas cor-de-rosa. A sua voz é divertida, cínica e enternecedora – todos os ingredientes necessários para ser uma das mais divertidas personagens criadas por esta autora.
Mas Evie também é uma das fragilidades do romance, especialmente se o olhar a partir de uma perspectiva mais adulta e sombria. Ela depara-se com muitas situações que à partida fariam qualquer pessoa mudar a vida e sai delas sempre com a mesma atitude optimista, um tudo-nada excessivamente entusiástica e com uma certa ingenuidade, sem parecer nada alterada pelos acontecimentos. Sei que os grandes romances incluem mudanças, transformações e o crescimento dos personagens e apesar de Evie sentir que o mundo é um pouco diferente do que ela sempre imaginou, não senti que isso a afecte realmente. Ou talvez seja um mecanismo de defesa da personagem para conseguir ligar com o seu dia a dia tão invulgar. Acredito que Evie crescerá em volumes futuros, Paranormalidade é a primeira parte de uma série a seguir, sem dúvida .




Autor: Kiersten White


Editora: Planeta Manuscrito


Páginas: 296


Género: Fantasia

Sem comentários:

Enviar um comentário