domingo, 21 de agosto de 2011

Trevas Maravilhosas (Margaret Stohl e Kami Garcia)

Ethan e Lena escaparam por pouco à última tentativa de serem reclamados pelas trevas, e nada voltou a ser o mesmo. Lena a vive a dor, e o sentimento de culpa pela perda do seu tio, Macon, e Ethan sente que ela começa a distanciar-se de si. Antes que Ethan consiga sequer aperceber-se do que está a acontecer Lena foge, e apesar do relacionamento entre ambos estar tenso, Ethan vai no seu encalço. Ethan começa a ter visões misteriosas uma vez mais, ele pressente que ela está em perigo, mas não faz ideia que tipo de perigo, ele pode muito bem ser a única pessoa que a pode salvar de si própria, mas o que acontecerá se ela não quiser ser salva?
Este segundo volume da saga de Margaret Stohl e Kami Garcia faz-nos encantar pela envolvência que as autores fazem do sul da América, agarrando-nos e não mais nos largando. Aqui os personagens principais esbatem-se um pouco, parecem-nos um tudo nada mais a preto e branco, o que não deixar de surpreender pela negativa, já que passados os eventos do livro anterior seria de achar que já portassem outra identidade, personalidade, mas até acabamos por seguir esse percurso, e reencontrá-los num momento mais avançado. Também nos é dada uma maior interacção entre Link e Ethan, e vemos como aquela sua amizade se processa. Há mais segredos trazidos até à luz, ajudando-nos a montar o puzzle de toda a trama que liga toda a série.
Convém prestar mais atenção a Ridley e a Link, já que as suas histórias afiguram-se-nos como as mais interessantes do romance, eles são uma lufada de ar fresco na história, e é perceptível que desempenharão papéis ainda mais importantes no próximo livro. Sentimos que tudo está numa escalada o que só faz aumentar a vontade de chegar ao próximo volume.
Assim, a tensão entre os adolescentes é amplamente incrementada neste volume, o que por um lado pode desagradar por trazer um lado mais fortemente melodramático, mas na realidade acaba por contribuir positivamente para a história. Todas as interacções entre Ethan e Lena fazem com que a sua relação seja estirada, rasgada e por fim quebrada, como se as suas diferenças crescessem com eles e formassem um muro impenetrável entre ambos. Todavia, sabemos que se eles conseguirem vencer esses obstáculos, a sua relação sairá muito mais forte apesar de todos estes percalços.
Em conclusão, se achávamos que a parada já estava alta no primeiro volume, este eleva a fasquia ainda mais. O ritmo de acção e suspense agigantam-se, fazendo-nos ler compulsivamente. Vai nos agarrar a cada instante, tanto ou mais como o primeiro. E quando chegamos ao fim ficamos sem saber em que direcção o terceiro volume seguirá.




Autor: Margaret Stohl e Kami Garcia


Editora: Gailivro


Páginas: 488


Género: Fantasia

Sem comentários:

Enviar um comentário