quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Gossip Girl 7 - Ninguém o Faz Melhor (Cecily Von Ziegesar)

Gossip Girl está de volta e ainda com mais segredos para revelar. Nate e Blair estão finalmente juntos mas será que terão um final feliz? É bem provável que não. Jenny está metida em imensos apuros e o Dan parece estar prestes a tornar-se numa estrela de rock. Todos começam a ficar atarefados e frenéticos com as novas rotinas e Blair ainda está inquieta com o problema da lista de espera para Yale.
Ou seja há uma miríade de coisas novamente a acontecer à medida que os nossos amigos, que temos vindo a conhecer nos seis últimos volumes da colecção Gossip Girl, estão prestes a terminar o liceu. Temos Blair, Serena, Nate, Chuck, Jenny, Dan e Vanessa, assim como alguns personagens secundários invulgares são apresentados. Temos também os The Raves, a banda do Dan, da qual o guitarrista parece ser o novo namorado de Serena, bem como encontramos Jenny e Serena juntas como modelos.
Assim, este livro conta-nos como os finalistas da Constance Billboard School se divertem até caírem para o lado, já que em cerca de dois meses todos irão para a faculdade. Blair finalmente fica a saber que vai entrar em Yale, assim como a sua amiga Serena, e o namorado Nate.
Certos personagens são desenvolvidos lindamente, e outros são exagerados para além da credibilidade. Blair continua a ser neurótica, e a sua mãe uma tonta bem-intencionada, Serena é a sonhadora, e Nate o sonho inatingível, Jenny a criança desesperada de atenção, Dan o intelectual perdido, Vanessa a consciente e pensamento independente, e Aaron a alma afável e gentil.
É fácil relacionarmo-nos com estas histórias de dramas adolescentes, os diferentes grupos, a pressão de não ficar para trás, o que está na moda e o que não está. É um livro bastante divertido, com um final surpreendente, que nos faz querer agarrar no volume seguinte. É interessante e assinalável o facto de os personagens terem mudado tempo e como novas amizades são travadas.
Uma das razões de queixa de muitos, é o facto de o livro se ocupar de um intervalo de tempo extraordinariamente curto. Os primeiros livros da Gossip Girl eram verosímeis porque abarcavam um período realista – meses – todavia os mais recentes livros da série, aparecem-nos em intervalos mais curtos de forma a poder perdurar a história no final do liceu. Quase todos os acontecimentos durante o livro, como no volume anterior, desmoronam-se e apenas uma ou outra mudança semi-permanente parece ter ocorrido.
Isso deixa-nos a sensação de que, apesar da leitura divertida e electrizante, nada realmente fica, que tudo volta ao ponto inicial. Mesmo se a mensagem que o livro tenta instilar seja muito nobre, a de que quando escutamos o nosso coração podemos receber as melhores coisas na vida.



Autor: Cecily Von Ziegesar


Editora: Bizâncio


Páginas: 272


Género: Romance

Sem comentários:

Enviar um comentário