sábado, 27 de agosto de 2011

Queimada (Kristin Cast e P.C. Cast)

Para percebermos um pouco os eventos deste volume Queimada há que olhar para trás, ter um vislumbre do que se passou até ao momento nos volumes anteriores para podermos precisar a história. Ao longo desta série, "A Casa da Noite", enquanto leitores sentimos a necessidade e o desejo que os personagens têm de crescer, evoluir, e apesar de percebermos que eles o fazem, nunca como aqui a mudança foi tão notória, consagrada pela própria percepção que eles têm de si mesmos e o percurso por eles realizados. Somos obrigados a observar estes personagens multifacetados e reconhecer a seu grau de profundidade.
Assim, Queimada começa onde o volume anterior termina. Kalona matou Heath e a alma de Zoey Redbird foi completamente despedaçada. Ela encontra-se agora aprisionada no Outro Mundo de Nyx. E caso Zoey não consiga reunificar o seu espírito assim permanecerá para todo o sempre. Por isso, Aphrodite, Stark, Darius e os restantes amigos de Zoey têm de encontrar uma forma de restaurar a sua alma, voltar a trazer Zoey para que esta possa vencer Neferet e, claro, Kalona, caso contrário o seu mundo e o mundo dos humanos jamais voltará a ser o mesmo.
Eles até conseguem descobrir uma volta para o fazer mas tudo tem um custo e neste caso implicaria o sacrifício e morte de Stark, não há soluções fáceis nem respostas simples, já que muitas implicações decorrem de qualquer escolha.
Queimada é o sétimo e, até ao momento, o melhor livro da série “A Casa da Noite”, demonstrando tudo o que as autoras aprenderam e foram aprimorando com a sua escrita ao logo de toda a série. No volume anterior foi introduzido o mecanismo literário de diferentes perspectivas, mas sendo algo que parece ter completamente florescido neste volume. A história é relatada de uma forma surpreendente e empolgante, onde somos enganados ou levados a dar alguns saltos de lógica que na realidade não estavam lá, ou outros que estavam lá mas sempre os íamos desconsiderando, tudo isto num crescendo até à revelação final. Assim como leitores sentimos tão ou mais desafiados pelo enredo, a sucessão de acontecimentos em igual proporção à dos próprios actores da história.Há alguns temas importantes que sobressaem no livro que passam uma importante mensagem para os jovens leitores da saga, como o acto de desejarmos algo e realmente empreendermos para conseguir tê-lo, a dissimulação e artificie, a nossa força de vontade e o livro arbítrio onde cada escolha importa.




Autores: Kristin Cast e P.C. Cast


Editora: Saída de Emergência


Páginas: 320


Género: Fantasia

Sem comentários:

Enviar um comentário