terça-feira, 14 de junho de 2011

A Rainha Vitória (Jacques De Langlade)

Uma biografia de escrita simples e escorreita, cheia de relatos dos jornais da época e excertos de cartas, que atestam a veracidade da obra. A qualidade do detalhe é tal, que nos transporta com uma curiosidade inusitada para este período épico da história do Império Britânico e do Reino Unido.
De sua solitária, e um pouco triste infância, até um casamento cujo critério de escolha foi o amor (contrariando sua mãe) e não os interesses político-económicos tão comuns na realeza, passando pelo nascimento de seus 9 filhos, netos e bisnetos, seus amores, e desamores, casamentos e morte de alguns, incluindo a de seu amado marido, o príncipe alemão por quem se enamorara, e com quem se casara.
Os inúmeros escândalos, excessos e caprichos da sociedade da época, alguns ainda hoje conhecidos e recordados, nalguns casos associados a família real, e sobre quem recaíam suspeitas. A própria Vitória, não fica imune aos rumores de inúmeras ligações amorosas, que fizeram as delícias de uma alta sociedade em declínio acentuado, a qual ela menospreza.
A Sua energia e autoritarismo, não a impedem de respeitar o parlamentarismo vigente, embora manifestando firmemente as suas opiniões e preferências, dissimuladas sob uma máscara austera de caprichos, impulsos e paixões.
Adorada pelo povo, a rainha Vitória é uma figura incontornável monarquia Britânica. Uma obra que traduz a vida de uma mulher integra, verdadeira fiel a Si mesma, uma verdadeira Rainha, Vitória de seu nome.
A biografia de uma mulher, (que é coroada Rainha aos 18 anos), de fortíssimo carácter e independência, um espírito livre, nobre, rigoroso, exigente, e que mudaria para sempre a história mundial, da segunda metade século XIX, inicio do século XX.
Mais um extraordinário trabalho de Jacques de Langlade, uma obra a não perder, não só para os amantes deste período histórico, mas para todos aqueles que gostam de biografias.






Autor: Jacques De Langlade


Editora: Europa-América


Páginas: 336


Género: Biografia

Sem comentários:

Enviar um comentário