quinta-feira, 16 de junho de 2011

Destaques Bertrand

Aqui fica a lista dos títulos que a Bertrand lançou (ou ainda vai lançar) durante este mês.


A tribo - Sempre Fizemos Assim (Mercè Dedeu, Joan Alfons Torrent)

Porque é que temos tanto medo da mudança? Porque é que temos tanto medo de arriscar, e gostamos mais de jogar pelo seguro?

«(…) A tribo Sempre-Fizemos-Assim conseguiu encontrar o caminho, o seu caminho próprio e novo. Com o esforço de todos, conseguiram dar a volta, chegar ao outro lado… Aprenderam a organizar-se de forma diferente, a não darem as coisas por certas e a serem flexíveis. Aprenderam ainda que cada pessoa serve para algo diferente. E a partir daí formaram equipas de trabalho e de concepção de planos de trabalho. A primeira missão foi encontrar um nome novo para a aldeia; o antigo já não lhes servia. Agora são conhecidos por Procuremos-Como-Fazer-Melhor, e fontes bem informadas contaram-me que lhes assenta na perfeição.»



Mossad – Os Carrascos do Kidon (Eric Frattini)

O tema é, como habitualmente, tão pertinente quanto controverso: Kidon, a subunidade de assassinos da Metsada, o departamento de operações especiais da Mossad.

Em Mossad – Os Carrascos do Kidon, Frattini identifica os agentes do Kidon que, com a autorização do primeiro-ministro de Israel e em nome do Estado, executaram, entre 1960 e 2010, criminosos de guerra, terroristas, cientistas dedicados à energia atómica, líderes da OLP e do Hamas, traficantes e até um magnata da imprensa.

Os Kidon da Mossad liquidam os que se apresentam como sendo um perigo, real ou potencial, para o Estado de Israel, pois «a execução de um terrorista é uma ferramenta do Estado para evitar ataques e reforçar a dissuasão» - Meir Dagan, director da Mossad (2002-2010).



A Guerra dos Impérios (François Lenglet)

A rivalidade entre a China e os Estados Unidos terá originado uma nova “guerra fria”? O que virá a seguir?

De modo directo e inquietante, François Lenglet descreve as etapas de um confronto iniciado há quarenta anos no segredo das chancelarias e localiza os diversos terrenos onde os dois gigantes de hoje se desafiam – do espaço às profundezas do mar, de Wall Street a Hong Kong.

“A guerra dos impérios vai, portanto, decorrer numa conjuntura perigosa, que exacerbará as rivalidades. Antes de visitar os campos de batalha deste conflito, é preciso explorar a origem das relações entre os Estados Unidos e a China: quarenta anos batidos ao ritmo de milésimos em «9», ao longo dos quais se construiu uma relação complexa e ambígua, feita de admiração e de desprezo recíprocos, de necessidade mútua e de dependências insuportáveis. Uma relação que se tornou o enredo estratégico e económico do planeta, e cujo futuro determina o nosso destino.”

Sem comentários:

Enviar um comentário