sexta-feira, 3 de junho de 2011

Os Ladrões de Cisnes (Elizabeth Kostova)

O livro Os Ladrões de Cisnes de Elizabeth Kostova foi lançado em 2010 pela editora Objectiva. Após o enorme sucesso com o seu livro anterior O Historiador, Elizabeth Kostova apostou num romance bastante envolvente e emocionante no qual o leitor fica a conhecer o psiquiatra Andrew Marlow e o seu paciente Robert Oliver que o leva numa viagem de suspense e obsessão.
Robert Oliver, um artista americano, comete um crime que o condena a visitar um psiquiatra, o facto de Robert não falar muito e esconder variadas coisas leva o seu psiquiatra e o nosso protagonista, à procura por respostas. A viajar pela América, Andrew procura por tudo o que lhe possa dar respostas sobre o seu paciente e porque é que Robert Oliver um artista de renome, pinta vezes sem conta a mesma mulher e ataca uma pintura na Galeria Nacional de Washington.
Para um livro com aproximadamente 560 páginas, a autora tenta de facto criar um ambiente histórico envolvente e leva o leitor a vários locais e em vários séculos o que ajuda um pouco a absorver a leitura, mas pela altura em que começamos a descobrir as respostas que levam ao desfecho da história já muito provavelmente muitos leitores ficaram sem vontade de ler mais.
A primeira parte do livro é bastante trabalhada e tornar-se-ia mais fácil para ler se de facto o leitor se interessasse pelo apuro de Oliver só que Elizabeth Kostova leva cerca de 540 páginas para revelar o coração da história e nas últimas 20 páginas acaba por revelar tudo de uma forma que me parece a mim um pouco brusca e violenta, pela forma como o apresenta.
Um livro que me deixou um pouco desiludida pela falta de acção e pela velocidade a que a história se desenvolve, no entanto tem boas qualidades como um thriller psicológico e mostra que Elizabeth é uma escritora que certamente nos trará muitos mais livros os quais terei todo o prazer em ler.




Autor: Elizabeth Kostova


Editora: Objectiva


Páginas: 624


Género: Thriller

1 comentário:

  1. Desta autora li 'O Historiador' e adorei o livro. Uma das coisas que mais gosto na escrita da autora é precisamente o detalhe histórico. Penso vi a ler este em breve.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar