quinta-feira, 2 de junho de 2011

Destaques Esfera dos Livros

Aqui fica a lista dos títulos que a Esfera dos Livros lançou recentemente.



Dias de Coragem e de Amizade (Nuno Tiago Pinto)

“O fundamental neste livro é que, através daquilo que os protagonistas descrevem, nós, os portugueses de hoje, temos acesso à história dos anos da guerra como ela ficou gravada naqueles que a fizeram. Não é pouca coisa.”
Coronel Matos Gomes in Prefácio

O médico Abílio Alves esteve um ano e meio em Nambuangongo, Angola, a tentar salvar vidas, com poucos meios e sob ataques constantes. António Lobato foi o primeiro piloto a despenhar-se na Guiné, o chamado Vietname português, e aquele que mais tempo esteve preso nas mãos do PAIGC – sete anos. Maria Arminda Lopes Pereira dos Santos pertenceu ao primeiro grupo de enfermeiras pára-quedistas e durante dez anos percorreu vários cenários da guerra colonial. António José Freire foi atingido, em Angola, por um estilhaço que lhe arrancou uma parte do crânio. Ao todo, foi operado 18 vezes à cabeça. José Vicente decidiu arriscar a vida ao volante de um Unimog para a companhia não ficar uma noite inteira sem água. Sofreu um acidente e ficou paraplégico. O jornalista Nuno Tiago Pinto ouviu cada um dos 50 testemunhos que fazem parte deste livro e captou o momento mais dramático da sua experiência nos três cenários da guerra colonial – Angola, Guiné e Moçambique. São relatos impressionantes, feitos na primeira pessoa, de actos de coragem e de amizade, de medo, heroísmo, desespero, de soldados, médicos, enfermeiras que combateram, de diferentes formas, em nome da pátria. Ao todo, foram mobilizados para os três teatros de guerra entre 800 mil, e um milhão de portugueses. Destes, mais de nove mil morreram em combate ou num dos muitos acidentes que, por descuido, falta de preparação ou infortúnio acabaram por causar vítimas. Os outros milhares de portugueses regressaram a casa com marcas físicas ou psicológicas de uma guerra que os transformou e marcou para sempre. Esta é a sua história.



Maria Francisca de Sabóia (Diana de Cadaval)

As mãos estão fechadas em posição de oração. Fechada no Mosteiro da Esperança, Maria Francisca de Sabóia suplica a Deus que a proteja, olhe por si neste momento de aflição e lhe perdoe os seus mais terríveis pecados. Está em marcha, na corte portuguesa, um plano imparável e de consequências imprevisíveis. E ela é a personagem principal desta história de intriga, desamor e traição. A decisão estava tomada. Não poderia voltar atrás. Terminaria o casamento com D. Afonso VI, rei de Portugal, um homem deformado, gordo, de personalidade irada que nunca a havia procurado no leito conjugal. O próximo passo deste plano minuciosamente traçado seria pedir a Roma, com a ajuda do seu bom amigo e conselheiro, o duque de Cadaval, a anulação deste casamento falso que a havia tornado infeliz durante um ano e meio. Por fim, deposto o marido, casaria com o infante D. Pedro, seu cunhado e assim veria concretizados os seus desejos de poder. Uma afronta nunca antes vista, um pecado que pedia, sem piedade, o castigo divino. Mas Maria Francisca de Sabóia não havia nascido para ser um fantoche. Nasceu para ser rainha. Contudo, a vida reservava-lhe ainda algumas surpresas. Diana de Cadaval regressa à escrita com um romance que nos leva até à corte portuguesa do século XVII, num momento em a ameaça espanhola é uma realidade, para nos contar a história de Maria Francisca de Sabóia, uma princesa francesa que, aos 20 anos, se torna rainha e protagoniza um dos episódios mais curiosos da História de Portugal.



As Grandes Dúvidas da Língua Portuguesa (Elsa Rodrigues dos Santos e D´Silvas Filho)

-Tenho dois parentes que são médicos. Um diz biopsia, o outro biópsia. Qual é, afinal, a pronúncia correta?
- Afinal é “Nóbel” ou “Nobél”? Os locutores da TV não se entendem.
Em que caso se deve usar “de mais” e quando se pode usar “demais”?
- Deve dizer-se “Fui um dos que ganhou o prémio” ou “Fui um dos que ganharam o prémio”?
- “Houveram muitos acidentes este fim de semana” ou “houve muitos acidentes este fim de semana”?
Estas são algumas das questões que todos nós, enquanto falantes da Língua Portuguesa, nos colocamos no nosso dia-a-dia. Com este livro, de fácil consulta, organizado de forma simples, que parte sempre de uma dúvida do quotidiano para abordar temas de gramática, vamos aprender a falar em bom português.



50 Segredos de Coaching (Maria Duarte Bello)

AVISO IMPORTANTE: SÓ DEVE RECORRER A UM COACH SE TEM VONTADE DE CRESCER E MUDAR ALGO NA SUA VIDA. Sente-se estagnado no seu trabalho? Sente que poderia crescer, mas não sabe como? Tem dificuldade em comunicar com os seus colaboradores? Em mostrar as suas competências? Considera que a relação com a família poderia ser melhor? Está disposto a fazer uma pequena mudança na vida? Se respondeu afirmativamente a alguma destas questões então este livro é para si. A coach Maria Duarte Bello explica-lhe como através do coaching – um processo interactivo que orienta as pessoas a esclarecer as suas metas pessoais e profissionais e assim obter os resultados desejados – pode superar as dificuldades que lhe aparecem no seu dia-a-dia pessoal e profissional. Porque os portugueses têm, como qualquer outro povo, formas típicas de trabalho.



A Arte de Saber Vestir (Vicky Fernandes)

Vestir-se bem é muito mais do que escolher a combinação certa de peças, cortes, cores e texturas, coroada pelos acessórios adequados. A moda é uma linguagem, uma maneira de nos exprimirmos, de afirmarmos a nossa personalidade, de estarmos no mundo, pisando-o com força e convicção, mas também com elegância e sofisticação… de preferência, de saltos altos! Conhecida pelo seu gosto e estilo muito próprios, Vicky Fernandes eleita várias vezes a mulher mais elegante de Portugal, apresenta-nos A Arte de Saber Vestir. Um guia completo de moda e estilo, com dicas para limpar e organizar o seu armário, conselhos para encontrar o seu estilo e construir um guarda-roupa à medida, sugestões para um shopping inteligente e criativo, exemplos de peças icónicas, dos básicos aos clássicos, que não devem faltar em nenhum armário que se preze, formas inteligentes de misturar peças caras com peças baratas, ideias imprescindíveis para cabelos e maquilhagem, e para estar à vontade em ocasiões especiais, de um piquenique no campo a um casamento ou jantar formal. Sabia que no seu armário não devem faltar umas boas calças de ganga, um trench coat, o imprescindível vestido preto que a salva em qualquer ocasião ou uma camisa branca, entre outras peças fundamentais? Que os supostos defeitos ou imperfeições do nosso corpo podem jogar a nosso favor desde que utilizados com inteligência, que uma mulher com corpo em formato pêra nunca deve usar calças e saias muito justas?

Sem comentários:

Enviar um comentário