terça-feira, 28 de junho de 2011

Destaques Esfera do Caos

Aqui fica a lista dos títulos que a Esfera do Caos lançou durante o mês de Junho, e as propostas para o mês de Julho.


Será Poesia? (Eduardo Ferrão)

A paixão pela terra, o grito contra a injustiça, a denúncia da ignorância, a força de lutar, o horror da guerra, histórias de vida… tudo isto reunido em livro, será poesia?

Neste livro convivem conversas a uma só voz com histórias de vida ficcionadas, que podem chocar alguns leitores pela verosimilhança com situações reais e com interioridades profundas. Escrevendo com alma e convicção, o autor provoca a inte­racção com o leitor, prendendo-lhe a atenção e estimulando-o para novas emoções em cada poema.



Falas da Terra no Século XXI - What do we see green? (Vários)

Este livro remete para um mundo progressivamente globalizado, também nas suas repre­sentações literárias, e para os principais desafios ambientais que hoje devemos enfrentar, como as alterações climáticas, a perda de biodiversidade, ou a crescente urbanização do planeta.

Depois de abordar o papel da imaginação ambiental na construção dos textos literários, um elenco de académicos internacionais, com filiação nas artes, ciências e humanidades, convoca o ecocriticismo — uma prática disciplinar que estabelece pontes entre a literatura e o ambiente, buscando exemplos na criação universal, desde a tradicional oral à ficção científica — como quadro de referência para desbravar as obras literárias de alguns dos mais prestigiados escritores portugueses do século XXI: Álvaro Magalhães, Gonçalo M. Tavares, Joana Bértholo, Rui Cardoso Martins, Mário de Carvalho e valter hugo mãe. A meio da jornada somos interpelados por imagens que afirmam nunca ter sido preciso falar de verde.

Os Autores:
Adolfo Luxúria Canibal, Ana Isabel Queiroz, Ana Paula Guimarães, Carlos Augusto Ribeiro, Carlos Nogueira, Cármen Flys-Junquera, Inês de Ornellas e Castro, João Eduardo Ferreira, José Manuel Pedrosa, Natália Constâncio, Tonia L. Payne, Viriato Soromenho-Marques.



O céu também tem degraus (Luís Ferreira)

Segundo Aristóteles, a poesia amarra o homem ao domínio dos sentidos e das paixões, porque, assim o dizia o filósofo grego, a poesia lírica tem um conteúdo subjectivo: “a alma agitada pelos sentimentos”.

Luís Ferreira extravasa os seus sentimentos através da poesia, utilizando a palavra com uma mestria única, amarrando o leitor aos versos, agitando todos os sentidos. Os seus poemas absorvem o calor e o fogo das palavras e transportam-nos para um dos maiores ícones da poesia: o amor. Se o céu tiver degraus, se existirem patamares onde a reflexão pessoal se torna imperiosa, talvez num sétimo céu habite o mistério insondável da poesia.

Nas livrarias a partir de 15 de Julho.



Resolução de Conflitos (António José Oliveira)

Tomando como referência as doutrinas vigentes e a polémica intervenção militar, de cariz internacional, no conflito que opôs sérvios e albaneses no Kosovo, o autor reflecte sobre o papel actual e as condições de eficácia do instrumento militar. Se no passado o poder militar servia para materializar conquistas ou defender a integridade territorial, hoje em dia, e no que se refere à vigilância exercida pela comunidade internacional, a força das armas aplica-se, fundamentalmente, à resolução de conflitos. O emprego da força militar sofreu, portanto, uma profunda mudança em relação à sua utilização tradicional. Neste contexto, a análise do autor e as suas propostas permitem construir um quadro coerente e completo para a compreensão dos novos desafios que o pensamento estratégico e o instrumento militar devem enfrentar.

Nas livrarias a partir de 15 de Julho.



Migrações: das células aos cientistas (Vários)

Da migração de células malignas à migração de cientistas portugueses, passando pelas migrações nos céus e no meio marinho e por aquelas que os Homens fizeram na Pré-História, assim como pela migração dos sons para as palavras: eis o que este livro tem para nos oferecer.

Muitas das preocupações dos cientistas sociais com migrações têm a ver com a realidade dos imigrantes. Em contrapartida, as migrações que o leitor vai encontrar neste livro são outras, vindas de outros ramos da Ciência: de aves e dos homens que as seguem, de peixes, de genes que foram ou ficaram, de sons, de células malignas, procurando perceber a neurociência do próprio movimento, concluindo com uma mesa redonda sobre as motivações de cientistas portugueses que em várias gerações tomaram a decisão de migrar de dentro para fora e de fora para dentro de Portugal, não esquecendo aqueles que, por alguma razão, não partiram. Como em todos os outros Cursos de Verão de Cascais sobre Ciência, os autores deixam-nos sobretudo com a mensagem de como o saber enriquece e responsabiliza.

Coordenadora: Maria de Sousa
Autores: David C. Lyden, Augusto Faustino, Isabel Domingos, Rui Costa, António Amorim, João Zilhão, Raul Rosado Fernandes, Ana Delicado.

Nas livrarias a partir de 15 de Julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário