terça-feira, 21 de junho de 2011

Iraque - o pranto de Ishtar (Maria Lucília Meleiro)

Tendo como ponto de partida todo um conjunto de factos reais, noticiados e documentados, bem como o acervo de deposições de muitos daqueles que têm participado, quer como autores quer como testemunhas, nos momentos de transformação, mas também no dia-a-dia desta terra, todo o processo narrativo desenvolve-se a partir dos mitos fundadores do pensamento enraizado na cultura quer centro-asiática quer ocidental, mitos estes ligados à terra hoje chamada de Iraque, nomeadamente o Dilúvio, o Jardim do Paraíso, a Arca da Aliança, as Sete Torres de Satã, a Terra dos Nefilim, entre outros.
Uma história sobre o balanço das forças da criação e destruição, da ordem e do caos, do bem e o mal, a morte e a vida, no fundo os confrontos entre absolutos.
Se este é o pano de fundo, o que nos transporta para a história é um mistério. O mistério das causas da guerra do Iraque que nunca foram divulgadas. Assim a acção desenovela-se quando um jovem soldado norte-americano e um arqueólogo italiano a trabalhar no Museu de Bagdade descobrem uma temível organização secreta, que opera ao mais alto nível, sempre na sombra, mas em perfeita consonância com a realidade incómoda da guerra, e que parece ter nas suas mãos o destino do conflito.
Parte do título do livro O Pranto de Ishtar, é uma referência directa ao épico sumério, Gilgamexe, das lágrimas vertidas por Ishtar, deusa da fertilidade e do amor, pela morte do seu amado Tammuz, e a subsequente descida aos Infernos. É óbvio que o próprio título, de certa forma, encerra, de modo metafórico a mensagem presente na obra.
Um belo livro que cruza o Passado e o Presente, o Mito e a Realidade, para nos falar da transformação da Cultura de um dos berços da Civilização e para nos falar sobre a consciência que devemos lutar por preservar.





Autor: Maria Lucília Meleiro


Editora: Ésquilo


Páginas: 176


Género: Romance Histórico

4 comentários:

  1. Olá tdo bem?

    Gostei do livro e quero comprar, onde encontro?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Recomendo que uses o próprio site da editora: http://www.esquilo.com/indexPT.htm
    Ainda para mais têm uma promoção até dia 6 de Janeiro, portanto é de aproveitar.
    E a escolha de romances históricos é alargada e sempre muito boa!


    Boas leituras e obrigada pela visita!

    ResponderEliminar