terça-feira, 27 de setembro de 2011

Os Mistérios de Jerusalém (Marek Halter)

Nesta obra editada pela Bizâncio, Marek Halter apresenta-nos um excelente romance policial de carácter histórico. Num género recentemente popularizado pelas obras de Dan Brown e cujo género conquistou as preferências do público, Os Mistérios de Jerusalém destaca-se das restantes ofertas por um ritmo mais pausado que permite ao leitor ponderar e avaliar as explicações e as contextualizações que o autor avança ao longo da narrativa.
Acompanhamos a história de um jornalista cuja morte de uma das suas fontes, aparentemente pela máfia russa, o vai colocar no caminho da descoberta do Tesouro de Jerusalém. Como em outras obras deste género, a personagem principal viaja por diversos locais e é confrontada com os mais variados mistérios para os quais vai ter de encontrar respostas, não só para os mistérios de Jerusalém como para os acontecimentos que rodeiam a morte da sua fonte e o seu papel no óbito.
De facto ao longo da narrativa, Tom Hopkins vê-se a braços com sentimentos de culpa acerca do seu papel na morte da sua fonte. Esta complexidade da personagem destaca-se das restantes ofertas pelo facto de que em muitos casos, as personagens são apenas veículos para apresentar teorias, localizações ou soluções para os mistérios que tentam resolver. Aqui a dimensão humana está bem presente e o desenvolvimento de Tom Hopkins ao longo da narrativa constitui-se como uma história paralela que enriquece o enredo e que de forma alguma distrai, antes complementa, da narrativa principal.
Uma outra característica diferenciadora desta obra é o facto d o autor se colocar a si próprio enquanto elemento da narrativa: personagem de alguma (bastante) relevância para o desenrolar da história através dos mistérios e caminhos da História.
Esta técnica permite desbotar a linha entre a realidade e a fantasia a um nível superior à simples contextualização histórica e física (monumentos, locais, acontecimentos) que se tornou cliché na literatura deste género, ao mesmo tempo que oferece uma credibilidade para além da simples fantasia.
De facto, podemos dizer que o mistério de Jerusalém não é apenas histórico, mas também humano e é nas relações destes que se encontram as soluções aos maiores mistérios.
Em jeito de conclusão, podemos dizer que apesar de abordar uma temática bastante em voga nos dias que correm, esta obra oferece um nível extra de complexidade e de riqueza na forma das suas personagens. Esta característica faz esta obra destacar-se das restantes ofertas e constitui-se como uma leitura bastante interessante para os amantes do género.




Autor: Marek Halter


Editora: Bizâncio


Páginas: 400


Género: Policial

2 comentários:

  1. Tenho este livro na mira desde que começaram a anunciar-lo em distintos blogues literários. Além disso, a capa do mesmo é outro ponto que não passa despercebido :) E agora mais uma opinião favorável ...

    ResponderEliminar
  2. Simples e eficaz.
    De facto a capa torna-se muito atraente, sem ruído de cor!
    Uma diferença nas livrarias!

    ResponderEliminar