quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Destaques Pergaminho

Aqui fica a lista dos títulos que a Pergaminho lançou (ou ainda vai lançar) durante este mês.

iiiiiii

Mães e Malabaristas (Nora Rodríguez)
Mães e Malabaristas não é apenas mais um livro que descreve as dificuldades de ser mãe e trabalhadora no século XXI; não encontrará aqui uma compilação de queixas sobre noites mal dormidas, chefes pouco compreensivos, consultas-relâmpago ao pediatra para não perder reuniões de trabalho urgentes, ou outros exemplos dos obstáculos que enfrentam todas as mulheres que tentam conciliar a maternidade e a carreira profissional.

Este é um livro sobretudo prático, direto e reivindicativo. Ao longo das páginas deste livro, a autora denuncia e desmonta vários mitos sobre o papel social, laboral e familiar da mulher, e apresenta estratégias simples para que a maternidade não implique nem renunciar à ambição profissional nem passar as oito horas diárias de trabalho a sentir-se culpada.

Encontrará aqui conselhos que lhe permitirão ser mais proativa, usar o «não» sem receio de ser julgada, e conhecer melhor todas as competências e capacidades que tem à sua disposição – incluindo conseguir uma maior participação masculina em casa e no trabalho! Este livro oferece ainda diversas propostas inovadoras a nível do parenting, que passam pela gestão do tempo e pela criação de laços afetivos sem comprometer a autonomia emocional da criança.

Um livro inovador, provocante e, sobretudo, indispensável, para que todas participemos na criação de um novo modelo de desempenho profissional e familiar da mulher moderna.

Peter Pan Pode Crescer - A Viagem do Homem Até À Maturidade (Antoní Bolinches)
Peter Pan é uma personagem de ficção, um menino encantador, cheio de espontaneidade e sentido de aventura, que nunca existiu; contudo, hoje em dia encontramos cada vez mais homens com o perfil de «Peter Pan». São homens que se recusam a crescer e a aceitar a maturidade, que têm uma grande dificuldade em encetar relacionamentos estáveis (tanto amizades como relações amorosas), que vivem de aventura em aventura, incapazes de tomar decisões responsáveis, de encarar problemas e até de aceitar desafios. São, a nível emocional, crianças – que desejam ser eternamente «meninos».

Porque é que existem tantos homens com medo do compromisso, que se negam a evoluir e a comportar-se como adultos? Será que o homem «Peter Pan» pode deixar de o ser?

Peter Pan Pode Crescer é uma tentativa de responder a estas duas perguntas fundamentais, desafiando os homens do século XXI a construir um novo modelo de relações interpessoais sem se refugiarem na «Terra do Nunca» de uma adolescência interminável. Um livro sobre homens que deve ser lido por todas as mulheres.

«O homem Peter Pan é um menino ferido desde a infância. Sente-se abandonado e não o aceita. Refugia-se no seu mundo de fantasia porque não é capaz de enfrentar a dor que lhe causa não sentir-se amado pelos pais. Por isso, procura ser amado, de um modo infantil, sem ser capaz de se comportar de maneira apropriada para ser amado como um adulto. Renuncia a viajar com Wendy porque, segundo diz, a única coisa que deseja é ser um menino e divertir-se, ainda que, ao mesmo tempo, seja capaz de arriscar a sua vida para salvar Wendy, os irmãos e os meninos perdidos das garras do Capitão Gancho. Porque uma coisa é arriscar a vida numa aventura e outra coisa muito diferente é aceitar uma vida sem aventuras, que é o que fazem a maior parte dos adultos.

Peter é bondoso e corajoso mas é, ao mesmo tempo, imaturo. Por isso, é capaz de grandes façanhas sempre que isso não implique o compromisso de assumir as consequências.»


iiiiiii

Projeto Oprah (Robyn Okrant)
Oprah Winfrey é provavelmente a mulher mais rica, mais influente e mais conhecida do mundo. Os seus conselhos, sugestões e recomendações são seguidos tão lealmente pelo seu público que quase se impõe perguntar: será possível seguir à letra tudo o que é uma «sugestão de Oprah»?

Foi esta questão que ocorreu a Robyn Okrant, espectadora casual do programa de Oprah Winfrey. Sempre disposta a desafiar-se e dotada de uma curiosidade infindável, Robyn passou o ano de 2008 inteirinho a dedicar-se a uma experiência invulgar: seguir o mais fielmente possível todos os conselhos oferecidos pela rainha dos talk shows – tanto na televisão como no seu site e na revista O, The Oprah Magazine.

Ao longo desse ano, Robyn Okrant transformou quase todos os aspetos da sua vida – a sua indumentária, a sua alimentação, a sua gestão financeira, a decoração da sua casa, e até a sua vida sentimental –, sempre na sequência dos conselhos de Oprah para conseguir a sua «melhor vida». Alguns resultados foram positivos, outros frustrantes, mas todos foram curiosos, provocantes e muito divertidos.

Projeto Oprah é uma odisseia de autodescoberta muito original que revela em que medida podemos realmente mudar a nossa vida e nos leva a questionar até que ponto devemos seguir os conselhos de outros – mesmo que sejam da mulher mais influente do mundo!

Treta Emocional (Carl Alasko)
É bem provável que você saiba o seu QI. Se calhar, até sabe o seu QIE – quociente de inteligência emocional.

Mas será que sabe o seu QTE? É verdade, todos nós o temos, em maior ou menor grau: um quociente de treta emocional.

A treta emocional é uma epidemia invisível que destrói as relações humanas de todos os géneros. Ao longo destas páginas, o psicólogo clínico Dr. Carl Alasko revela como esta epidemia ameaça constantemente o nosso bem-estar psicológico, destruindo a confiança entre as pessoas, atingindo a autoestima e criando dissociações afetivas profundas.

Das mais altas esferas dos negócios e da política até às mais banais interações quotidianas, a treta emocional faz sentir os seus efeitos tóxicos. Mas poucos de nós têm a capacidade de a reconhecer. Isto acontece porque ela tem por base três dinâmicas interligadas que são inerentes à nossa estrutura psicológica: a negação, a ilusão e a recriminação. Usamos a negação para suprimir uma verdade incómoda, a ilusão para criar uma realidade alternativa e, finalmente, a recriminação para atribuir a culpa a outrem. Assim começa um círculo vicioso, no qual enganamos todos à nossa volta, bem como a nós próprios.

Com base em diversos estudos de caso com que se deparou na sua extensa carreira, o Dr. Alasko analisa detalhadamente o funcionamento da treta emocional e explica como podemos quebrar este ciclo.



Viva o Que Tem de Bom Agora (Louise L. Hay)

O poder transformador das afirmações positivas foi já comprovado por milhões de pessoas em todo o mundo. Neste livro encantador e acessível, Louise Hay ensina-nos a usar esta ferramenta de transformação para mudar a nossa vida – agora mesmo!

Analisando temas e preocupações específicas que nos afetam a todos (tais como saúde, emoções negativas, dependências, prosperidade, amor e intimidade, entre outros), a autora oferece ainda exercícios e meditações que lhe permitirão melhorar todos os aspetos da sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário