sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Destaques Bertrand

Aqui fica a lista dos títulos que a Bertrand lançou (ou ainda vai lançar) durante o mês de Setembro.

iiiiiii

V. (Thomas Pynchon)
O romance de estreia do autor de culto, publicado originalmente em 1963 e vencedor do prémio da Fundação William Faulkner.

Tendo acabado de obter dispensa da Marinha, Benny Profane contenta-se com uma existência ociosa passada entre os amigos, onde a única ambição é a de ser perfeito na arte do engano, e onde a palavra «responsabilidade» é considerada obscena. Entre os seus amigos – chamados Whole Six Crew – está Slab, um artista que parece ser incapaz de pintar outra coisa que não seja queijo dinamarquês. Mas a vida de Profane muda dramaticamente quando ele se torna amigo de Stencil, um jovem ambicioso e ativo com uma missão intrigante – a de descobrir a identidade de uma mulher chamada V., que conheceu o seu pai durante a guerra, mas que desapareceu repentina e misteriosamente.

Ferrugem Americana (Philipp Meyer)
Passado num cenário de grande beleza mas economicamente destruído, Ferrugem Americana é um livro sobre o fim do sonho americano, mas é também uma história de amizade, lealdade e amor. Isaac fica a tomar conta do pai depois do suicídio da mãe e da fuga da irmã para a universidade de Yale. Quando finalmente decide partir, acompanhado pelo seu melhor amigo, o temperamental Billy Poe, antiga estrela de futebol do liceu, são apanhados num terrível ato de violência que muda para sempre as suas vidas. Com ecos dos romances de Steinbeck, Ferrugem Americana leva-nos ao coração da América contemporânea num momento de profunda inquietação e incerteza quanto ao futuro. Um livro negro, lúcido e comovente, onde se trava uma batalha entre o desespero e o desejo de transcendência, entre a destruição e a capacidade redentora do amor e da amizade.


iiiiiii

Segunda-Feira Triste (Nicci French)
Um thriller psicológico inquietante que percorre os lugares mais sombrios da mente Segunda-feira, o ponto mais baixo da semana. Um dia de impulsos negros. Um dia para roubar uma criança na rua…

O sequestro do pequeno Matthew, de cinco anos, provoca a indignação de todos e buscas policiais desesperadas. Quando o seu rosto aparece nos jornais, a psicoterapeuta Frieda Klein fica inquieta: um dos seus doentes tem-lhe contado que sonha desejar ardentemente uma criança. Uma criança que ele consegue descrever em todo o pormenor e que é a cara chapada de Matthew. O detetive Karlsson só começa a levar a sério as preocupações de Frieda quando surge uma ligação a um caso de rapto vinte anos antes. Chama Frieda para entrevistar a irmã da vítima, na esperança de que ela consiga trazer à superfície memórias recalcadas. Não tarda que Frieda se encontre no centro das buscas. Mas a sua procura não é física. Ela tem de percorrer os lugares mais sombrios da mente para descobrir o paradeiro de Matthew. E às vezes a mente é o local mais perigoso para uma pessoa se perder.

Hitler - Uma Vida em Imagens (María J. Martínez)
A biografia ilustrada de uma das figuras mais relevantes e controversas da história mundial.

Adolf Hitler, uma das figuras mais controversas do século XX, autoproclamou-se o salvador da Alemanha depois da triste situação em que esta se viu mergulhada, após a sua derrota na Primeira Guerra Mundial. Os seus excelentes dotes oratórios permitiram-lhe ascender ao poder dentro do Partido Nazi e, a partir daí, a sua megalomania agarrou não só as massas mas também a sua própria pessoa, o que levou a julgar-se capaz de conquistar o mundo. A existência de uma raça ariana superior e a perseguição aos judeus, causa de todos os males do povo alemão, foram as bases da sua ideologia. As restantes nações europeias viram-se obrigadas a declarar guerra à Alemanha, face às suas pretensões expansionistas, e as consequências políticas, sociais e económicas da Segunda Guerra Mundial ainda hoje palpitam no seio da nossa sociedade.



Rasto Negro De Sangue (Joseph O’Neill)

No coração deste livro estão as histórias de dois homens carismáticos. Os avôs de Joseph O’Neill, um irlandês e outro turco, foram ambos presos durante a Segunda Guerra Mundial. O avô irlandês, um rebelde bem-parecido oriundo de uma família de pequenos agricultores, era membro activo do IRA e foi encarcerado com centenas de camaradas pelo governo de Valera. O outro avô de O’Neill, um dono de hotel confiante e encantador, oriundo da minúscula minoria cristã turca, foi preso pelos britânicos na Palestina, para onde fora com o intuito de comprar limões, por suspeita de ser um espião do Eixo.

Joseph O’Neill decidiu investigar as histórias dos seus avôs, mergulhadas até então em silêncio familiar, enfrentando para tal memórias partilhadas de violência, um legado de compromisso feroz e cegueira política, o encantador e perturbador poder do nacionalismo e o medo e a cumplicidade do observador. Foi alterado pelo que descobriu e escreveu um livro notável sobre os laços e os limites do parentesco. Com grande tacto, coloca as histórias de indivíduos no cenário da história dos eventos menos humanos do século passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário