sábado, 17 de setembro de 2011

O Templário d'el-Rei (António Balcão Vicente)

Num romance escrito por um historiador, António Balcão Vicente, pode esperar-se uma obra cheia de detalhes e pormenores da época e dos rituais Templários.
O romance da filha abandonada não é o ponto alto do livro, no entanto mostra-nos que os todos homens são feitos de carne e osso, e que sucumbem também ao pecado da carne.
Nos rituais Templários fala-se aos cavaleiros de abstinência sexual. A ideia não era fazer deles santos, tratava-se de uma questão de guerra psicológica para não sofrerem quando tiverem de matar uma mulher ou criança ou quando virem estas a serem mortas. Desta forma nunca seriam militares mais fracos mas sim mais fortes, em tudo semelhante aos dias de hoje em que não quer militares com família nos palcos de guerra, por ser muito complicado gerir emoções.
Nos Templários era a mesma coisa e aqui ficciona-se um excelente Templário e conhecido no mundo de Portugal, Leão, Aragão e Castela em que tem uma filha que por ironia do destino chega onde deveria chegar caso o pai dela nunca a abandonasse.
O melhor do livro são as referencias super detalhadas da época, sobretudo no caso dos rituais, como se praticavam e porquê.
Nada melhor que um historiador para criar todo o realismo numa obra ficcionada do que escrever a realidade de uma época Templária.
Esta obra servirá de referência durante anos aos interessados nos Templários, e será uma forma muito relaxante e interessante de conhecer as pessoas importantes na formação da Península Ibérica, como Dom Pedro II de Aragão e Dona Isabel de Portugal, e como se serviam essas pessoas, uma verdadeira retrospectiva do século XIII na região e como se envolviam os nobres com os Templários.




Autor: António Balcão Vicente


Editora: Ésquilo


Páginas: 416


Género: Romance Histórico

Sem comentários:

Enviar um comentário