sábado, 17 de setembro de 2011

Alera (Cayla Kluver)

A jovem Alera, de 17 anos, é a princesa herdeira de Hytanica. A tradição impõe que ela case no seu décimo oitavo aniversário, data na qual o seu pai retirar-se-á das suas responsabilidades enquanto rei. Alera tornar-se-á rainha, mas o verdadeiro governante do reino será o seu marido. O pai dela já tem o candidato perfeito alinhado para isso, Steldor, o orgulhoso filho do Capitão da Guarda, porém além não consegue suportá-lo. Alera quer um casamento por amor, mas Steldor para ser o único que vai de encontro a todas as exigências do seu pai.
A maior inquietação de Alera passava por evitar as preferências matrimoniais do pai, até que um intruso é encontrado no perímetro do castelo. Com o inesperado reaparecimento de um rapaz raptado por Cokryi, o reino inimigo de Hytanica, há dezasseis anos e até agora presumido como morto, o que leva a que as frágeis tréguas entre estes dois reinos voltem a ser postas em causa. Ninguém sabe muito bem o que achar deste jovem, Narian, e quais são as suas lealdades, todavia a jovem herdeira acha-o extremamente cativante.
Alera – A Princesa Herdeira, é um romance fantástico e o primeiro volume de uma trilogia, ainda mais interessante pelo facto da autora ser extremamente jovem. Cayla Kluver tem apenas dezoito anos (na altura do lançamento do livro ela tinha apenas 14 anos, uma edição de autor em formato electrónico), ou seja é uma obra escrita por uma adolescente.Mas apesar da idade da autora, há uma profundidade de escrita com que não estávamos realmente à espera.
Alera é uma protagonista afectuosa, é uma princesa, mas é também alguém que tem de lidar com os problemas adolescentes normais inerentes a tornar-se adulta, enquanto procura equilibrar os seus próprios desejos com as elevadas expectativas dos seus pais, e como tal não deixa de revelar alguma imaturidade, já que por vezes toma decisões incrivelmente estúpidas, uma vez que muitas vezes não pensa nas consequências das suas acções.
Como outros pontos fortes deste triângulo amoroso – Narian é misterioso, o enigmático anti-herói com um coração de ouro, mas há coisas que Alera não sabe acerca do seu passado que podem conduzir qualquer relação entre ambos a algo de verdadeiramente desastroso, para além do facto de Steldor esconder mais do que mostra, e a sua possível ascensão ao trono atrair apoios de onde seria inesperado à partida.
Saltando do patamar humano descobrimos uma dimensão interessante do romance conferida pela diferenças civilizacionais entre as duas nações em oposição. Hytaca é uma sociedade dominada por homens, enquanto Cokryi é uma sociedade matriarcal. E a razão para esta inimizade centenária foi terá surgido com o desrespeito de um embaixador de Hytanica para com a rainha de Cokryi, algo que conduziu à guerra entre estes dois estados. Um outro tema subjacente a esta obra é o da liberdade de escolha. Alera não é a única personagem que se tem de debater com o sentido de dever e destino imaginados para si, e esta dualidade não é limitada entre o dever e o desejo mas quais são as escolhas certas a fazer independentemente se vão de encontro aos desejos dos outros.




Autor: Cayla Kluver


Editora: Planeta Manuscrito


Páginas: 424


Género: Fantasia

1 comentário:

  1. A capa desse livro é lindaa, estou louca para te-lo, a historia tambem parece ser super interessante.

    ResponderEliminar