quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Jesus de Nazaré (Paul Verhoeven)

Este livro tem como autor o famoso realizador Paul Verhoven (Robocop, Instinto Fatal, Desafio Total) e resulta do seu manifesto interesse pela figura de Jesus da Nazaré.
Nesta obra, Verhoven tem como base os seminários de Jesus, onde académicos, teólogos e outros interessados, discutem e debatem Jesus e a sua herança e impacto na história da Humanidade. De facto, é justamente a partir destas discussões que o autor tenta lançar alguma luz sobre a figura de Jesus. A premissa de Verhoven é a de que Jesus não é tanto uma figura mágica, mas sim um homem, um líder cujo carisma e mensagem moveu as massas e criou uma vaga de fundo que iria mudar a história humana.
Assim, Verhoven “humaniza” a figura de Jesus. Para cada milagre o autor tenta encontrar uma explicação de como tais histórias poderiam ter surgido. Não é coincidência pois que o autor se baseie no evangelho de João, conhecido por humanizar ele próprio a figura de Jesus e como tal ser dos textos menos acreditados da doutrina cristã.
Não podemos alhear a isto a similaridade com o que preconizou Ernst Cassirer no seu Ensaio sobre o Homem. Para este autor, o grande impacto do Cristianismo (tradição judaico-cristã) foi o de ser das primeiras religiões (e consequentemente a lei da época) a introduzir um código de ética e conduta para a vida do homem.
Jesus é então visto como uma figura humana, com os seus vícios e virtudes que, para Verhoven, de início não aceita a sua condição de Messias mas cuja experiência de vida acaba por mudar a sua visão de si mesmo. E ao dizer isto, Verhoven não estará tanto a minimizar a figura de Jesus, mas sim a aclamar a possível divindade em cada um dos comuns mortais. Cada um de nós tem dentro de si a possibilidade de com a sua fé, crença e convicção mudar o destino dos outros.
Mais do que um hino à fé católica, este livro é um hino ao humanismo. Se não é possível aferir da veracidade real dos factos que ocorreram (e não é!), podemos no entanto retirar a mensagem subjacente que ficou para a história.




Autor: Paul Verhoeven


Editora: Guerra & Paz


Páginas: 336


Género: Ensaio

Sem comentários:

Enviar um comentário