sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Perfeitos (Scott Westerfeld)

Como o próprio título indica neste segundo livro da saga, Tally deixa de ser uma adolescente imperfeita, para se tornar uma adolescente perfeita como a maior parte dos outros adolescentes da sua idade e não tem memória da sua anterior rebeldia.
Neste novo livro o autor traz mais uma vez a sua sua crítica ao mundo actual disfarçada de ficção para jovens adultos. No entanto, se isto em Imperfeitos, acontecia de uma forma ainda um pouco encoberta, em Perfeitos torna-se por demais evidente e é o que torna este livro tão diferente da outra literatura juvenil, por vezes quase literatura “plástica”.
Scott critica fortemente a insatisfação humana, pois mesmo numa sociedade tão aparentemente perfeita Tally sente-se vazia e aquilo não serve para ela. Aí está uma característica comum a todos os humanos e inevitável. E tal como no primeiro livro, critica a importância que cada vez mais é dada à aparência, demonstrando que uma aparência perfeita não é a solução para todos os problemas da humanidade como tanta gente agora parece pensar.
Mas Scott vai mais longe criticando desde a ignorânci dos problemas ecológicos à inconstância da humanidade. Claro que todos nos sentimos reflectidos nas suas personagens e críticas o que gera no leitor uma reflexão profunda sobre a sua própria personalidade. E hoje em dia são poucos os livros a este nível que levam um leitor mais longe e o obrigam a pensar.
A isso soma-se uma história emocionante, uma escrita agradável e dinâmica e personagens bastante bem construídos, o que torna este livro uma leitura imprescindível e cria uma grande ansiedade para ler o próximo livro da saga.




Autor: Scott Westerfeld


Editora: Vogais & Companhia


Páginas: 296


Género: Ficção Científica

1 comentário:

  1. Boa Noite!
    Este livro esgotou nas livrarias e na editora, por acaso não conhece nenhum lugar onde comprá-lo, ou tem algum exemplar para venda?

    Obrigada,
    Cumprimentos

    ResponderEliminar