segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Imperfeitos (Scott Westerfeld)

Eu não sou fã de ficção cientifica, é muito, muito raro eu ler este tipo de literatura, mas os livros de Scott Westerfeld são sem dúvida uma excepção que vale a pena, pois tornou-se um dos meus autores preferidos após a a saga de Midnigthers.
Apesar da premissa ser muito diferente da colecção anterior, pois trata-se de ficção cientifica futurista em que se vive num mundo perfeito, sem pessoas feias ou com defeitos, sem necessidades e carências. Aos 16 todos os adolescentes são sujeitos a uma operação que acaba com todas as suas imperfeições e os torna esteticamente perfeitos.
A linguagem fluída que permite uma leitura muito fácil, típica do autor, mantem-se nesta nova saga, o que leva a catalogar o livro como para um público-alvo adolescente. No entanto, eu acho isto enganador, a linguagem pode se acessível mas a mensagem que transmite é profunda, e carregada de crítica social.
No actual mundo em que nós vivemos, em que a maior parte das pessoas vive obcecada pela aparência e deseja parecer-se com o tipo de beleza padrão estipulado pela sociedade, esquece-se a individualidade e, o mais importante, da beleza interior. Por isso, esta utopia não está assim tão longe a realidade e com certeza que seria realidade se dependesse de muitas pessoas.
No entanto esse mundo perfeito não é assim tão perfeito tal como Tally a personagem principal virá a descobrir... Não quero desvendar mais sobre o enredo, apenas recomendo que leiam o livro que penso que não deve ser apenas dirigido aos jovens mas ao público em geral. Pois para além de ser um livro com uma história muito bem conseguida, com muito suspense e acção à mistura contém uma lição preciosa para todos nós.




Autor: Scott Westerfeld


Editora: Vogais & Companhia


Páginas: 336


Género: Ficção Científica

Sem comentários:

Enviar um comentário