quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A Virgem das Amêndoas (Marina Fiorato)

Os romances históricos que ultimamente tenho lido, apesar de eu adorar este género, têm-me desiludido um pouco, por se perderem em discrições exageradas e inúteis sobre a época, acontecimentos e personagens, por vezes parecendo mais livros de História do que propriamente
romances históricos, tornando a sua leitura muito maçuda para o leitor.
No entanto , não deviam servir apenas para informar o leitor de uma época histórica, mas também para o entreter.
Mas, este livro é simplesmente encantador. É uma leitura muito leve e agradável. E a escrita da escritora é tão deliciosa como o famoso Amaretto que nos descreve na obra.
A história inicia-se com Simonetta que se torna viúva ainda adolescente e apesar da sua situação nobre, encontra-se sem dinheiro. Bernardino Luini, um aprendiz de Leonardo da Vinci, que também se tornou um grande pintor, apaixona-se por ela assim que a vê...
Mas este livro é muito mais que uma história de amor, é uma grande lição de História, de pintura, de tolerância e de vida. E cumpre os dois objectivos que acima referi anteriormente de forma notável.
É um romance muito viciante, apelativo e cativante. A leitura passa a correr e a partir da primeira dúzia de páginas é impossível parar de ler.
As personagens são muito realistas e soberbas, mas a minha preferida é sem dúvida a da jovem Simonetta, uma rapariga bela, culta, inteligente, corajosa, bondosa e tolerante e um óptimo exemplo para as mulheres actuais, apesar da história ser passada no Renascimento.
Uma história imperdível que recomendo vivamente!



Autor: Marina Fiorato


Editora: Porto Editora


Páginas: 288


Género: Romance Histórico

Sem comentários:

Enviar um comentário