quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Destaque Orfeu Negro

A Orfeu Negro prepara-se para lançar uma nova colecção a que deu o nome de "Casimiro". Nela irá reunir livros ilustrados para adultos e o primeiro título não poderia ser mais sugestivo.


Incrédulo, o leitor interrogar-se-á: mas então, dar peidos também é uma arte? Se a pergunta o atormentar, irá encontrar a resposta neste pequeno ensaio teórico-físico do séc. XVIII.
Clássico da literatura cómica, escatológica e pseudocientífica, A Arte de Dar Peidos confirma-nos que o peido é uma necessidade da natureza, uma condição de boa saúde, que pode e deve ser assumida como uma fonte de prazer. E até de arte, pois dar peidos não custa, custa é saber dá-los.

José María Lema é ilustrador, embora não tenha a certeza de ser “ caricaturista”, “pintor” ou mesmo «artista». Sabe que cada dia é uma folha em branco que deve ser iluminada.
Foi seleccionado em 2008, 2009 e 2010 para a Exposição Internacional de Ilustradores da Feira do Livro Infantil de Bolonha, tendo exposto o seu trabalho em diversos museus na Coreia e no Japão.
Integra o colectivo internacional de ilustradores Blue Book Group.
Nesta Arte de Dar Peidos, José María Lema dá luz ao ensaio teórico-físico e metódico de Pierre-Thomas-Nicolas Hurtaut, falso cientista mas verdadeiro filósofo do séc. XVIII.

Sem comentários:

Enviar um comentário