terça-feira, 2 de novembro de 2010

Conflitos (Sadie Jones)

Tenho confessar que o género romance de guerra não faz o tipo de livro que em geral me agrade ler, pois não é uma temática que me atraia particularmente. No entanto tinha de abrir uma excepção para este notável livro e pela sua grande dimensão humana.
Na vida de Hal nada parecia faltar: uma brilhante carreira no exército pela frente, Clara a dedicada esposa que o adora e as suas pequenas filhas gémeas, até que no ambiente de pós-guerra é obrigado a mudar-se para o Chipre. Como jovem major britânico é sua obrigação manter o Chipre como colónia britânica, contra os rebeldes que querem unificação com a Grécia. No entanto o que promete não ser mais do que pequenas ofensivas , vai revelar-se o desafio da vida de Hal.
E é aqui que o romance ganha grandeza ao transmitir-nos com tanta realismo e ao mesmo com tempo tanto sentimento a realidade da vida militar e do exército, demonstrando-nos que não existem pequenas guerras, nem consequências pequenas para conflitos menores.
Este romance mostra-nos como até um homem com um forte sentido ético, como Hal, sobre pressão e levado pelo sentido de dever pode mudar sendo obrigado a cometer atrocidades em escaramuças sangrentas e no aprisionamento e tortura de prisioneiros.
É deveras comovente para qualquer leitor este relato da vida de Hal fazendo-nos entender como muitas vezes é possível que aconteça tanta violência e tragédia sem que muitas vezes os intervenientes nas mesmas sejam os verdadeiros culpados.




Autor: Sadie Jones


Editora: Civilização


Páginas: 344


Género: Romance

Sem comentários:

Enviar um comentário