domingo, 7 de novembro de 2010

O Médico de Córdova (Herbert Le Porrier)

Este livro traz-nos a história de Moisés Maimónides, um judeu do século XII que foi médico, filósofo e um dos grandes pensadores da idade média. Um homem à frente do seu tempo e menos reconhecido do que é devido pela História.
Tenho de reconhecer que eu, que me considero bastante culta a nível histórico, nunca tinha ouvido sequer uma referência ao seu nome. O que de facto é grave e demonstra que a História que nos é ensinada na escola e oferecida através dos livros de História é muitas vezes parcial.
Este livro é de facto de um grande enriquecimento cultural e histórico para quem o ler e um livro que facto faz falta na biblioteca pessoal de todos aqueles que se interessam pela História da Península Ibérica, pela História Geral, por Filosofia ou por Medicina ou até por apenas quem aprecia a história bem contada de uma de uma personalidade apaixonante.
A história é contada através de um registo autobiográfico em forma de um escrito de um mestre como legado ao seu discípulo.
Moisés nasceu em Córdova quando a cidade se encontrava no seu auge de desenvolvimento e cultura. E de facto não podia haver melhor berço para aquele que foi um homem muito à frente do seu tempo, seria a meu ver o “Leonardo da Vinci” da idade média. Ainda em criança torna-se discípulo de Averroes, outro dos grandes pensadores da idade média e que o influenciaria bastante, antes de descobrir a sua paixão por medicina.
Infelizmente a vida de Moisés não foi tão calma como poderia ter sido, pois foi obrigado ao exílio da sua amada cidade natal quando esta foi conquistada por radicais muçulmanos, começando assim a sua vida de viajante.
O livro relata de forma brilhante as suas viagens, o seu evoluir como pessoa e pensador, os conflitos políticos e religiosos da altura, assim como a as suas reflexões filosóficos. O autor fez um trabalho de investigação notável preenchendo de forma engenhosa os “vazios” históricos.




Autor: Herbert Le Porrier


Editora: Bizâncio


Páginas: 288


Género: Romance Histórico

Sem comentários:

Enviar um comentário