quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Leonor de Habsburgo


A história começa a ser-nos contada no leito de morte da rainha onde ela, prestes a morrer, reflecte no que foi a sua vida.
Este livro trata-se de um romance histórico bastante interessante pois conta-nos a história de uma personagem que foi particularmente relevante na nossa História, mas que continua pouco falada.
Confesso que o estilo de escrita não me seduz muito pois aproxima-se mais do estilo de uma biografia, sendo demasiado descritivo, do que de um romance histórico faltando-lhe mais dinamismo e mais diálogos entre as personagens que certamente enriqueceriam o livro. Isso não impede que o livro valha a pena ser lido, acima de tudo pela história grandiosa que conta.
Desde a infância de Leonor na corte de Flandres com seus pais, os badalados Filipe, o Belo e a Joana, a Louca, até ao seu casamento escandaloso com o rei D. Manuel I que a roubou ao filho a quem estava prometida, dando azo a grande escândalo na época; desde o amor incestuoso e polémico com o seu enteado e anterior noivo, até um segundo casamento doloroso e sem amor, tudo nos é contado com grande pormenor, realçando a pesquisa intensa de que foi alvo a vida desta mulher, duas vezes rainha e porém sempre infeliz.
O facto do livro ser em forma de introspecção da narradora, a própria D. Leonor, também tem as suas vantagens. Uma delas é permitir entender de forma profunda a vida, a personalidade e os sentimento de Leonor que toda a sua vida viveu em prol dos outros e do bem comum. O que leva certamente o leitor a sentir um grande carinho pela personagem e uma certa revolta pelo que foi a sua vida. A vida desta princesa embora tão interessante e rica esteve muito longe de ser um conto de fadas e de ter um final feliz...
Mas é uma pena porque de facto sem alguém o merecia era ela.



Autor: Yolanda Scheuber


Editora: Livros d'Hoje


Páginas: 496


Género: Romance Histórico

Sem comentários:

Enviar um comentário