domingo, 1 de maio de 2011

O Homem Pintado (Peter V. Brett)

Este livro fala-nos de um mundo povoado por demónios, que aparecem à noite, destruindo e matando violentamente tudo e todos os que encontram. Todos vivem aterrorizados por eles, escondendo-se atrás de guardas mágicas que impedem os demónios de se aproximarem.
O livro conta-nos as histórias de três personagens, Arlen, Leesha e Rojer. Todos passaram por algo diferente que os fez ver a vida com outros olhos. Arlen viu a mãe morrer devido ao medo do pai pelos demónios; Leesha viu a sua vida arruinada por uma mentira; e Rojer viu toda a sua família assassinada por demónios, perdendo também três dedos durante o ataque. Todos seguirem caminhos diferentes, passando por experiências distintas, e acabando por se compreenderem melhor a si próprios.
Ao início não gostei de saltar de personagem para personagem, lendo as suas histórias completamente diferentes, pois nada os relaciona até bem mais tarde no livro. No entanto, conforme fui progredindo no livro, comecei a embrenhar-me cada vez mais em cada história, e a ser sugada completamente por cada página.
O estilo de escrita de Brett é soberbo, não demasiado simples, nem demasiado complexo, criando belas descrições que nos permitem sentir-nos na pele de cada personagem, e ao mesmo tempo, conseguindo criar relatos simples e directos, que nos fazem experienciar cada luta e confronto com a respiração sustida.
É um livro absolutamente viciante, mesmo quando apenas nos conta o início de uma viagem longa, mostrando-nos como as três personagens superam os diferentes obstáculos no caminho.
Embora por vezes demonstrando algum humor, Brett insere na história tópicos como o adultério, a traição, e devoção fanática a um Deus, e ainda coisas tão perturbantes como o incesto e a violação, que me fizeram em alguns momentos querer chorar de horror e choque.
Não é com certeza um livro para todas as idades nem para todos os gostos, pois além de ser uma história bastante complexa, exige uma mente aberta, pois muitos dos temas requerem que aceitemos acontecimentos perturbadores e sigamos em frente.




Autor: Peter V. Brett


Editora: Gailivro


Páginas: 648


Género: Fantasia

1 comentário:

  1. Já li este livro ha um tempinho (ainda tenho a capa antiga e tudo xD) e posso dizer que gostei imenso!!

    Sem dúvida um autor a seguir!

    ResponderEliminar