segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Desejo (Alexandra Bullen)

Desta vez a minha análise vira-se atentamente para o livro O Desejo de Alexandra Bullen.
A vida nem sempre foi um mar de rosas para a jovem Alexandra que, antes de figurar sob as luzes da ribalta como uma das melhores dramaturgas da sua geração, trabalhou como empregada de mesa, de bar, jardineira, leitora de argumentos, instrutora de yoga e assistente pessoal. Alexandra é uma norte-americana de “gema” e estudou em Nova Iorque na famosa universidade NYU (New York University).
Este livro marca a sua estreia no plano literário internacional e, segundo outros críticos, foi arrebatadora.
O aspecto do livro é um pouco ‘’cinzento’’. Nele podemos ver uma jovem e bonita rapariga vestida com um lindo vestido violeta (não esquecer!), com um ar de impotência e tristeza bem assente. As cores despegadas de vida da capa reflectem perfeitamente o tipo de história que o grafismo representa.
O argumento é suportado por duas pedras basilares, Olivia e Violet. Olivia Larsen vive desolada porque a sua irmã Violet faleceu. Na minha opinião, a autora aproveitou muito bem esta situação inicial para fazer uma precoce tomada de posição emocional sobre o desenrolar da história. As emoções de Olivia são eximiamente exploradas, talvez um pouco “ad nauseam”, mas torna-se até aceitável tendo em conta que os alicerces emocionais do enredo tinham que ser bem fundados.
Já perdeu alguém próximo e que lhe dizia bastante? A provável resposta é SIM! Se já perdeu alguém próximo encontra-se na posição de Olivia na acção. Como qualquer pessoa que sente a falta de alguém, Olivia desespera e a sua mente planta-lhe constantemente jogos viciados na sua cabeça. Viciados porquê? Porque mesmo que Olivia esteja à altura das expectativas nada vai mudar o facto de a sua irmã estar morta, e ela nada pode fazer quanto a isso. Quem nunca esteve na mesma situação? Podemos sentir a tristeza enraizada profundamente no coração de Olivia, tamanha é o cunho de subtileza e elaboração imprimido pela autora.
Olivia anda “perdida” no mundo desde que o trágico destino “levou” a sua irmã. Uma das suas incursões levam-na acidentalmente até uma costureira que diz possuir um vestido mágico, e que realiza um desejo a quem o ousar vestir. Olivia como qualquer pessoa que acabou de sofrer uma trágica perda está céptica, e em certa medida desiludida com o mundo que a rodeia, numa postura muito “down to earth”. Apesar disso decide então vestir o traje e pede a única coisa que tanto desejava, o regresso de Violet. Nesta parte a autora decide por em causa todos os valores morais do Homem. Será que alguém no lugar de Oliva não teria pedido outra coisa? A questão fica no ar, num tom muito pertinente e crítico pelo qual a autora não teve qualquer cerimónia de enveredar.
Apesar da descrença inicial de Olivia, Violet regressa e Olivia ganha uma segunda oportunidade para ser feliz. Mas nem tudo é como Olivia espera, e Violet sabendo do poder dos vestidos insiste que Olivia a leve ao encontro da costureira para que possa aceder a mais vestidos, e consequentemente mais desejos. Mais uma brilhante incursão moral da autora que mostra que uma simples pessoa com um simples e honroso desejo pode ser manipulada por uma terceira pessoa com interesses não tão puros. Afinal não é isto que acontece diariamente à nossa volta?
Mas Olivia depressa descobre que a magia não resolve tudo, e que para sermos felizes temos que nos chegar à frente e desafiar todos os obstáculos que nos são impostos.
“Quando a oferta é muita o pobre desconfia”, avisa o adágio mas neste caso depois da desconfiança inicial passei a confiar, quase cegamente, no talento de Alexandra. Com uma confiança e uma maturidade literária inabalável, Alexandra guia-nos por um mundo de fantasia, amor, escuridão e por fim redenção.
Todos nós temos profundos desejos que gostaríamos de ver realizados… Mas será que se a oportunidade nos fosse facultada, nós a agarraríamos com unhas e dentes e iríamos adiante sem sermos corrompidos por uma mundo cada vez mais materialista e emocionalmente despegado?





Autor: Alexandra Bullen


Editora: Planeta Manuscrito


Páginas: 272


Género: Romance

2 comentários:

  1. Gostei da tua opnião sobre este livrinho, tenho-o por casa na estante e apesar de não ser uma leitura para breve, tenho a certeza que irá ser uma boa leitura;)
    Beijinhos e boas leituras;)

    ResponderEliminar
  2. Espero que seja em breve.
    Boa leitura e obrigado por passares por aqui.
    :)

    ResponderEliminar