terça-feira, 3 de maio de 2011

História do Ladrão do Corpo (Anne Rice)

Terminei de ler O Ladrão de Corpos, o quarto livro das Crónicas Vampíricas e logo o considerei um dos melhores livros que já li. Um livro divertidíssimo onde Anne Rice uma vez mais me impressionou de uma maneira ímpar, nunca antes conseguida por outro autor.
Ela escreve de maneira vívida e convincente, e criou uma história incrível, deixando uma janela entreaberta por onde eu entrei e não mais consegui sair. Lestat de Lioncourt é um vampiro. Ele é a personagem principal de os vampiros. Ele é um vampiro de idade, que é aparentemente indestrutível, e vive a quebrar as regras, especialmente as instituídas pelos outros vampiros, os sobreviventes do último holocausto vampírico.
Em O Ladrão de Corpos Anne Rice apenas trás algumas personagens dos livros anteriores, são elas Marius e Louis. Os assombrosos pesadelos de Cláudia, a criança vampiro que não crescia, ela faleceu no primeiro livro da série. David Talbot. Ele é o líder do Talamasca, um velho e misterioso negócio, que persegue e regista o sobrenatural (descrito em profundidade no terceiro livro das Crónicas Vampíricas, A Rainha dos Condenados).
As primeiras 100 ou mais páginas tratam destas duas personagens. Em seguida, surge o adversário. Raglan James é um ser humano com poderes psíquicos extremamente poderosos, ele pode apoderar-se dos corpos de outros seres humanos. Ele oferece Lestat a possibilidade de trocar de corpo. Lestat percebe o que isto significa: após séculos como um vampiro, existe a possibilidade de ele voltar a ser um ser humano.
E não seria uma qualquer mudança, seriam apenas 24 horas, num corpo humano muito agradável. David Talbot e Louis aconselham-no a ser cauteloso, pois existem muitos perigos, Lestat por sua vez nem quer ouvi-los. Ele toma a decisão de fazer a troca de qualquer maneira. Após as 24 horas da troca, e como seria de prever, o patife do Raglan James não lhe devolve o seu poderoso corpo de vampiro. E também é óbvio, que Lestat não tem qualquer hipótese de vencer um vampiro estando num corpo humano. Então, ele pede ajuda a Louis, esperando que todos os outros vampiros também o ajudem.
Todos lhe voltam as costas. Sem mais ninguém a quem recorrer, Lestat volta-se para David Talbot, e pede-lhe ajuda, sentindo enormes dificuldades de adaptação ao seu novo corpo humano. Ele considera as necessidades diárias dos seres humanos simplesmente repugnantes e revoltantes. Vive uma vida difícil sofrendo incríveis provações, vivenciando a sua nova humanidade como ninguém vivencia, pois sente tudo de uma forma diferente, sentindo imensamente a falta de poderes que tinha o seu corpo vampírico.
Anne Rice descreve as cenas de uma maneira singular, única, como ninguém. Lestat é o herói perfeito e ao mesmo tempo, um demónio perfeito. Seus sucessos e fracassos são sentidos profundamente pelos leitores, todos os que gostam de vampiros devem ler este livro.




Autor: Anne Rice


Editora: Europa-América


Páginas: 416


Género: Fantasia

Sem comentários:

Enviar um comentário