quarta-feira, 18 de maio de 2011

Carmilla (J. Sheridan Le Fanu)

As histórias de vampiros foram sempre usadas para expressar erotismo e sexualidade, e uma das primeiras, Carmilla de seu nome, não é excepção. Bastante antes de Bram Stoker sequer sonhar Drácula, Joseph Sheridan Le Fanu criou um luxuriante e assombroso mistério gótico, que gira em torno de uma jovem e bela mulher imortal com um estranho gosto por sangue.
Quando uma misteriosa carruagem tem um acidente no seu castelo, o pai de Laura oferece-se para cuidar de uma jovem senhora chamada Carmilla, que ficou bastante atordoada com a colisão. Laura vê-se confrontada com a lembrança de uma figura estranha, que a visitou quando criança - e Carmilla alega que há algum tempo atrás elas tiveram uma visão mútua em que se viram uma a outra.
De uma forma impressionante, Carmilla e Laura ligam-se imediatamente, as enigmáticas palavras de Carmilla ("Tu és minha, tu serás minha, tu e eu somos uma só") exercem um estranho fascínio em Laura.
A medida que os dias passam, Laura está cada vez mais enfeitiçada pela sedutora Carmilla, apesar do estranho comportamento da jovem (e da sua estranha semelhança com uma antiga pintura existente no castelo, de uma mulher chamada Mircalla), e está ficando cada vez mais doente e nervosa. Entretanto eles visitam um velho amigo, que revela a verdadeira e chocante natureza de Carmilla... e o que ela vai fazer a Laura.
Carmilla é um verdadeiro romance gótico no melhor sentido da palavra - uma narrativa luxuriante repleta de palácios em ruínas, aldeias abandonadas, sangue e luar. E, Le Fanu insere um nada subtil romance lésbico na história, Carmilla parece estar tão apaixonada por Laura que sente um irresistível desejo pelo sangue desta. Muitos beijos conversas apaixonadas, e Carmilla sempre deslizando para o quarto de Laura.
A escrita de Le Fanu é absolutamente primorosa. Ele envolve esta estranha história num ambiente fantasmagórico através de um exuberante estilo literário que nos delicia em permanência e alguns momentos profundamente assustadores, como quando Laura acorda e vê Carmilla coberta de sangue.
Apesar da brevidade da história, é verdadeiramente maravilhosa a forma como o autor de uma forma rápida e eficaz, delineia e constrói os seus personagens. Laura é uma menina estranhamente doce e fascinada por Carmilla, e esta é uma personagem maior que a vida – Carmilla é sensual, obsessiva, vibrantemente erótica e extremamente assustadora.
Stoker trouxe os vampiros para o centro das atenções, mas Carmilla sedutoramente introduziu o mistério e fascínio pelo vampiro muito antes disso. Carmilla é uma voluptuosa e misteriosa história, que deverá ser lida pelos amantes do erotismo e dos vampiros.


Autor: J. Sheridan Le Fanu


Editora: Quadra


Páginas: 152


Género: Fantasia

Sem comentários:

Enviar um comentário