Como já devem ter reparado eu sou uma leitora ávida de romances históricos, por isso este também não me podia escapar.
Este não é o primeiro livro que eu leio sobre a D. Leonor de Teles mas é seguramente o mais realista, que não a retrata da forma popular como ela ainda hoje é vista, de mulher ambiciosa, má e traidora.
O livro começa de forma interessante no reinado do rei D. Pedro que ainda está de coração destroçado devido ao falecimento de D. Inês e é muitas vezes levado pela loucura, tempo em que ocorre a infância da pequena Leonor e toda a sua família que nos leva a entender como ela cresceu se e tornou mulher e toda atmosfera à sua volta, o que é bem diferente da visão isolada que a maior parte das pessoas tem dela.
Na verdade a sua história com D. Fernando é em muitos aspectos semelhante à de D. Pedro com D. Inês, a grande diferença é que D. Fernando já era rei e pode casar com a mulher que amava ao contrário do pai, que teve a sua amada morta pelo próprio pai. Mas se tivesse sido ao contrário e tivesse sido D. Leonor a ser morta não seria ela hoje a mais cantada pelos poetas à semelhança de Inês.
Um livro soberbo que nos dá uma visão humana e realista de Leonor como criança, jovem, mulher, amante e mãe, que cobre todos acontecimentos mais importantes da época de forma rigorosa e com ambiente histórico muito detalhado.
Autor: António Franco
Editora: Ésquilo
Páginas: 368
Género: Romance Histórico
Excelente a sua descrição do livro, neste momento estou a acaba-lo, e acho que é uma obra soberba. É o terceiro livro que leio deste autor e todos eles são magníficos. Para mim é o melhor autor português da actualidade, embora reconheça que pela temática e estilo não seja para todos.
ResponderEliminar