quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Marca de Kushiel (Jacqueline Carey)

Este é o segundo volume da saga que no original constitui apenas um livro. Infelizmente acho que o livro perde bastante em estar separado do primeiro volume, pois embora ambos sejam bastante extensos completam-se.
O primeiro volume é mais uma espécie de introdução para entender a Terra de Ange e todo o mundo de fantasia que o rodeia, a acção de facto ocorre nesta segunda parte em que vemos Phèdre florescer, deixando de ser um simples objecto de prazer para a aristocracia. No inicio deste livro ela é uma escrava de um povo inimigo que descobre um plano de invasão para a sua terra e é obrigada, juntamente com Joscelin, a escapar e salvar a sua amada terra.
Há assim um desenvolvimento fantástico das personagens com Phèdre a florescer e crescer a passos largos, tornando-se em espia, embaixadora da rainha e em heroína. Joscelin tem também um desenvolvimento extraordinário deixando de ser um vulgar monge seco e sem sentimentos para mostrar quem verdadeiramente é, um herói capaz de quebrar as regras e de sentir o mais profundo amor por Phèdre que tanto desprezava inicialmente. Assim, nesta segunda parte do livro, dá-se um interessante triângulo amoroso entre Phèdre, Hyacinthe o seu amigo de infância, e Joscelin, o seu guardião, o que cria maior interesse no livro que no meio de tanto aventura e acção não perde a sua essência de romance de fantasia.
Por este mesmo motivo penso que, apesar deste segundo volume ter ganhado muito em aventura, perdeu em muito a sensualidade que o caracterizava tão bem no primeiro volume desvalorizando-o um pouco, motivo pelo qual que estes volumes não deviam estar separados.
Ainda assim é um livro complexo, fantástico e arrebatador.


Autor: Jacqueline Carey


Editora: Saída de Emergência


Páginas: 416


Género: Fantasia

Sem comentários:

Enviar um comentário