sábado, 4 de setembro de 2010

D. Luísa Francisca de Gusmão Medina Sidónia – Rainha de Portugal (Maria do Pilar Vasconcelos)

Este livro é indispensável para todos os amante da história, fundamental para conhecer quem foi afinal D. Luísa de Gusmão. Não tão famosa como outras rainhas de Portugal merecia, no entanto, maior importância do que aquela que lhe é dada.
No livro, com uma linguagem simples mas com todo o rigor, é-nos apresentada esta grande mulher tão à frente do seu tempo.
Casaram-na com D.João pensando que o tornariam submisso à dominação Espanhola. Mas cometeram um grande erro. D. Luísa via mais longe e era orgulhosa e ambiciosa e encarava como seu destino reinar e não servir. Teve um papel chave na conquista da independência de Portugal e recebeu o recebido titulo de rainha.
Mas para além da sua inteligência e orgulho, foi uma boa esposa, uma mãe extremosa e uma rainha dedicada ao povo português que muito ajudou numa época muito delicada em que ainda mal a independência tinha sido obtida. E quando chegou a altura foi uma regente forte, mas boa e justa, para com o povo que adoptou como seu.
A capa do livro não podia ser melhor mostrando-nos o retrato de D. Luísa onde pelas suas feições se vê bem o seu orgulho, inteligência e carácter forte. O livro é pequenino e lê-se muito bem - para os leitores mais afincados uma tarde chegará perfeitamente - mas não será uma perda de tempo, mas sim uma excelente experiência.




Autor: Maria do Pilar Vasconcelos


Editora: Papiro Editora


Páginas: 152


Género: Romance Histórico

Sem comentários:

Enviar um comentário