terça-feira, 7 de setembro de 2010

Desaparecidos (Michael Grant)

Este livro tem desde do inicio uma premissa muito original e interessante, em que por todo o mundo os adultos desaparecem e ficam apenas as crianças com menos de 15 anos sem ninguém que olhe por elas.
As personagens neste livro são muito marcantes e conseguem fazer-nos ver o seu mundo pelo ponto de vista delas trazendo ao leitor emoções bastante fortes e contraditórias. Ora sentimos uma forte empatia pelos personagens, ora nos espantamos com as barbaridades que simples crianças são capazes de fazer.
No meu entender este livro não se dirige apenas a um público jovem mas ao público em geral pois este livro pode ser uma inteligente metáfora para muitas realidades culturais dos nossos dias, como por exemplo os meninos de rua que se vêem todos os dias em situações semelhantes sem o adulto que os guie e tome conta deles.
Por outro lado, podemos pensar neste livro como uma metáfora à anarquia desejada por tantos e imaginar o que aconteceria se não houvesse um poder que nos orientasse.
Este livro apesar de viciante e de ser puro entretenimento do principio ao fim é muito mais do que aparenta e tem lições valiosas para dar não só aos jovens como aos adultos.



Autor: Michael Grant


Editora: Editora Planeta


Páginas: 416


Género: Fantasia

Sem comentários:

Enviar um comentário