segunda-feira, 7 de junho de 2010

Os Laços que nos Unem (Linda Gillard)

Uma das coisas que mais gostei neste livro foi a forma como a autora nos descreve a paisagem da pequena ilha escocesa, sendo bastante detalhista e dando-nos uma ideia perfeita de como será a pequena ilha em que Rose se encontra refugiada, ao mesmo tempo bela, assombrosa e rude. Outra ideia, ainda dentro desta, que me agradou bastante foi a autora comparar algumas das características das personagens, com as características da natureza.
Esta autora tem um estilo de escrita muito particular, bastante lírico, parecendo por vezes que lemos verdadeiros poemas dentro da história. No entanto, este estilo de escrita apenas serve para enriquecer ainda mais o livro dando assim maior carga dramática à história.
Apesar das personagens deste livro serem poucas e apesar do estilo lírico da autora, todas elas são bastante realistas e plausíveis. Gostei bastante da forma como a autora abordou a doença mental de Rose, não procurando simplificar, ou usar os clichés usuais aplicados a este tipo de doença e antes aproveitando-a para aprofundar a personagem.
Este não é o único tema polémico abordado no romance, pois a autora aborda também com grande mestria o relacionamento amoroso com grande diferença entre idades, fazendo-o com ousadia, mas de forma emocionante e delicada.
Os flashbacks de Rose estão também muito bem conseguidos, dando a dose certa de mistério ao romance.
Uma bela leitura que recomendo sem excepção.





Autor: Linda Gillard


Editora: Europa-América


Páginas: 240


Género: Romance

1 comentário:

  1. Thank you for your wonderful review. I'm the author. :-)

    You have understood so well what I wanted to say in this book that I feel sure the translator must have done a very good job!

    You might like to check out my website - www.lindagillard.co.uk - where you will find some photos of the island of North Uist and my own quilts.

    ResponderEliminar