terça-feira, 1 de junho de 2010

Desculpa, mas vou chamar-te amor (Federico Moccia)

Este livro interessou-me assim que li a sinopse por se tratar de um amor impossível entre uma adolescente e um homem de sucesso de 36 anos. Eu penso que os amores impossíveis acabam sempre por de algo forma se tornarem mais intensos e interessantes devido aos obstáculos e adversidades que tem de ultrapassar.
Gostei muito deste livro que já se tornou um best-seller em Portugal. Uma das grandes vantagens deste livro e deste autor é sua escrita simples num tom quase coloquial mas recheada de referências culturais importantes, o que o torna tão atraente para o público jovem como para o público adulto. Até porque retrata as duas realidade, quer a adolescente, quer a do mundo adulto de uma forma notável e realista.
Outra coisa que gostei muito no livro foi a descrição muito charmosa de Roma que permite ao leitor ter uma visualização perfeita dos cenários em que decorre a história, criando no leitor o desejo de estar no mesmo sitio que os protagonistas.
A história em si é uma história de amor fantástica, que balança ora entre a tendência realista do autor e a ficção muito romantizada.
Ambos os personagens Niki e Alex estão muito bem construídos. Embora não possa concordar que Niki é uma adolescente madura, quando entra em corridas de carros até este se destruírem, falta às aulas constantemente e vive sempre em função dos seus instintos, no entanto é a metade perfeita de Alex, trazendo um vigor novo à sua vida e acordando nele o jovem dentro de ele adormecido
No entanto, penso que devia haver maior tensão em volta da história de amor delas. Pois sendo realistas penso que quase nenhuns pais iriam aceitar tão facilmente a relação da filha adolescente com um homem quase da sua idade, limitando-se quase a ocultar o seu desagrado. Assim como as restantes pessoas à sua volta, penso que aceitaram demasiado facilmente a relação de ambos. Pois embora já não se trate de pedofilia, por dois anos está muito longe disso… Penso que essa censura poderia ter tornado ainda a história mais interessante.
De qualquer forma o livro é fantástico e imperdível para quem gosta de um bom romance.




Autor: Federico Moccia


Editora: Contraponto


Páginas: 552


Género: Romance

Sem comentários:

Enviar um comentário