sexta-feira, 4 de junho de 2010

Alice Eu Fui (Melanie Benjamin)


Este livro pretende contar a vida de Alice Lidell, a rapariga que inspirou Lewis Carroll a criar a famosa história da Alice no País das Maravilhas. Não nos pode escapar o facto da Presença ter sabido aproveitar a oportunidade nascida da estreia do filme de Alice no País das Maravilhas da Disney para lançar quase em simultâneo este livro.
Livro este que tem uma premissa muito semelhante ao filme Dream Child, a que aliás o livro faz referência, em que uma Alice idosa nos anos 1930, no auge da fama do livro Alice no País das Maravilhas, recorda a sua infância, a sua história com Mr. Dodgson (o verdadeiro nome de Lewis Carroll) e a sua restante vida até àquele momento.
Relativamente à velhice de Alice e à sua infância a história parece-se, de facto, muito com o filme e penso mesmo que a autora deveria referir que se baseou (em parte) no filme, não apenas referir o que existe sobre a vida de Alice como algo fantasioso, quando ela própria está a fazer o mesmo.
No entanto, gostei da ousadia da autora de ter ido mais longe que o filme e ter criada a sua Alice ainda criança mas já com alma e sentimentos de mulher, estando perdidamente apaixonada por Mrs. Dodgson e tendo, inclusivamente, a ousadia de o beijar.
Mas a autora não se fica pela infância e pela terceira idade de Alice, indo mais longe e pela primeira tentando contar a história da sua vida adulta que desperta um menor interesse nas pessoas. Foi de facto um bom investimento da autora pois Alice teve uma vida longa e bastante interessante, desde um suposto romance com um príncipe a um casamento tardio e à morte de dois dos seus filhos na primeira guerra mundial.
O livro está muito bem escrito, com uma escrita flúida e clara, cheia de ricos detalhes sobre a sociedade vitoriana, desde dos detalhes da vida quotidiana à forma de pensar das épocas que vão mudando com o evoluir da história, além das descrições casas e das roupas, dando uma perfeita noção ao leitor dos cenários da história.
Além disso, este livro foi notoriamente baseado numa rigorosa pesquisa que se pode notar não apenas pelas referências da autora, mas pelas detalhes que revela na história que em grande parte são desconhecidos do grande público.
É um bom livro não apenas para os interessados na história da Alice no País das Maravilhas, mas também para quem gostar de ler um bom romance histórico baseado numa figura inesperada.




Autor: Melanie Benjamin


Editora: Presença


Páginas: 336


Género: Romance Histórico

Sem comentários:

Enviar um comentário