sábado, 5 de junho de 2010

Os Filósofos no Divã (Charles Pépin)

Em primeiro lugar o que nos surpreende neste livro é a sua total originalidade e a grande ousadia de juntar no livro duas ciências tão opostas e rivais como a filosofia e psicologia (psicanálise).
Sendo eu psicóloga e uma grande apaixonada da filosofia, só o título já me deixa em pulgas e penso que acontecerá o mesmo com todos os amantes da psicologia e da Filosofia.
Quando pensamos em Platão, Kant e Sartre pensamos inegavelmente no seu legado para todo o pensamento ocidental e não só. Pensamos no seu génio, nas suas ideias, mas quase nunca pensamos no homem em si, em com ele era, como vivia, o que afinal tinha ele de tão diferente dos outros da mesma época e do que o levou a ter aquelas ideias que agora consideramos geniais, mas que no seu tempo, se calhar, não eram assim tão bem consideradas…
E é nisso que reside o mérito deste livro, mostrar-nos os filósofos não como génios perfeitos, mas como homens falíveis enquadrados na sua própria época, dando-nos assim uma visão única e real de cada um deles, o que nos leva a ficar ainda mais curiosos sobre a história de cada um destes personagens. E claro que não podia haver ninguém melhor para levar os filósofos ao divã com as suas questões impertinentes e conclusões perturbadoras, tornando assim o livro numa mistura deliciosa de personagens, ideias e humor.
Ao contrário do que se possa pensar o livro, não é pesado. Pelo contrário é uma forma agradável, leve e até engraçada de ampliar o nosso conhecimento sobre história do pensamento ocidental.




Autor: Charles Pépin


Editora: Europa-América


Páginas: 264


Género: Divulgação

Sem comentários:

Enviar um comentário