quinta-feira, 3 de junho de 2010

Está Tudo na Cabeça (Alastair Campbell)


Um livro surpreendente, ousado e fascinante. Eu sou psicólogo e nunca pensei que fosse possível retratar o tratamento terapêutico e a relação terapeuta-doente de forma tão intensa num livro.
Não é um livro fácil ou que tenta tratar os problemas mentais de forma simplista como fazem a maioria dos livros romanceados para o grande público! Pelo contrário, trata de forma séria os problemas psicológicos de cada um dos seis pacientes, descrevendo cada um deles de forma vincada e individual, não uniformizando assim o doente mental como há tendência para fazer.
Penso que este livro pode ser muito útil para pessoas a sofrer de depressão ou alcoolismo, por exemplo, pois iriam sentir-se identificados e ver o que outras pessoas com um problema semelhante tentam fazer para resolver esses problemas.
É impressionante a forma como, à medida que vamos lendo, as personagens se vão tornando reais e humanas ao ponto de pensarmos nelas como pessoas que conhecemos, de facto.
Por outro lado, este livro não nos dá apenas a perspectiva dos paciente mas também de um terapeuta não como a pessoa neutra que a generalidade das pessoas tem em mente mas como um ser humano com tantas fraquezas e problemas como as de qualquer outra pessoa e que não tem apenas um relacionamento neutro com os pacientes como dita a ética. Pelo contrário, como mostra este livro, o psiquiatra pode aprender muito com eles e eles podem mesmo ser uma grande ajuda.
Ainda estou fascinada e tornei-me uma leitora afincada deste brilhante autor.




Autor: Alastair Campbell


Editora: Bizâncio


Páginas: 352


Género: Romance

Sem comentários:

Enviar um comentário