domingo, 17 de abril de 2011

Túneis - O segredo da Cidade Eterna (Brian Williams e Roderick Gordon)

Este livro conta-nos a história de Will, um rapaz de aspecto albino, fascinado pela arqueologia, tal e qual o seu pai.
Will passa a vida a fazer escavações, acreditando que um dia encontrará algo maravilhoso para partilhar com o mundo. Mas certo dia o pai desaparece e Will descobre um túnel na cave da sua casa onde o pai trabalhava.
Decidido a encontrar o pai e a trazê-lo de volta, Will aventura-se, com o seu amigo Chester, num mundo subterrâneo, donde poderá não conseguir escapar com vida.
Conforme seguimos Will na sua aventura, ficamos espantados com a imensidão dos seus descobrimentos, assim como com a brutalidade do que o espera no subsolo, populado por pessoas robustas e autoritárias, governadas com mão de ferro por um grupo restrito, os Styx.
A escrita é simples mas apelativa, embora por vezes contenha algumas frases demasiado longas, tornando-as confusas, mas são poucas. O que não é de forma algo vantajoso em livros com um público alvo tão jovem.
Por outro lado, achei que as personagens estavam pouco aprofundadas, não permitindo que nos relacionássemos com elas ao ponto de nos preocuparmos realmente com o que lhes acontecia, o que neste género de livro é essencial. Talvez isto aconteça por ser um livro destinado a um público bastante jovem e os autores tenham optado por desenvolver mais o mundo de fantasia que propriamente as personagens, mas evidentemente que a qualidade do livro sofre com isso.
Embora seja destinado a pré-adolescentes, achei este livro bastante interessante. Não considero que seja uma obra de arte fenomenal, mas para quem gosta deste género de livro, acho que é uma boa leitura.





Autores: Brian Williams e Roderick Gordon


Editora: Casa das Letras


Páginas: 408


Género: Fantasia/Aventura

Sem comentários:

Enviar um comentário