sexta-feira, 1 de abril de 2011

Os Homenzinhos Livres (Terry Pratchett)

Esta pequena obra conta-nos a história de Tiffany, uma pequena rapariga de 9 anos, que quer seguir os passos da avó, Dona Dores, e tornar-se numa bruxa famosa. Guiada pela Senhorita Perspicácia Carraça, uma bruxa que a vigia e persegue sem o seu conhecimento.
Mas a vida simples de Tiffany complica-se quando, certo dia, o seu irmão mais pequeno, tão irritante que ela mal o suporta, é raptado pela Rainha das Fadas. Auxiliada por uns pequenos seres azuis, os homenzinhos livres, que adoram brigar, beber e roubar, Tiffany parte ao resgate do seu irmãozinho.
Criando um mundo fantástico, tão diferente do que estamos habituados, Pratchett introduz-nos a personagens hilariantes e inteligentes, que nos fazem entrar no seu mundo e rir à gargalhada.
Tiffany, embora bastante jovem, é muito inteligente e corajosa, fazendo-nos torcer por ela em todos os momentos do livro. Por outro lado, os homenzinhos livres não podiam ser mais disparatados, mas contudo muito leais, falando de uma forma intrigante e muito cómica.
Mas não há só momentos alegres no livro, pois conforme seguimos Tiffany e os homenzinhos livres na sua viagem, somos confrontados com alguns cenários tenebrosos e assustadores, nos quais podemos observar a evolução das personagens de uma forma brilhante e inspiradora.
Não se pode dizer que este livro seja nenhuma obra-prima, mas é sem dúvida um livro fantástico para qualquer idade. A escrita é simples, repleta de tons sarcásticos e divertidos, para além das personagens terem sido muito bem construídas, deixando-nos com aquela sensação de termos aprendido uma lição sem nos apercebermos.




Autor: Terry Pratchett


Editora: Saída de Emergência


Páginas: 256


Género: Fantasia

Sem comentários:

Enviar um comentário